Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Envelhecimento saudável foi destaque no II Congresso da Santa Casa de Braga
CIM Alto Minho avalia necessidades na área da saúde

Envelhecimento saudável foi destaque no II Congresso da Santa Casa de Braga

Estação Náutica de Esposende reúne com parceiros locais

Envelhecimento saudável foi destaque no II Congresso da Santa Casa de Braga

Braga

2021-10-23 às 06h00

Juliana Martins Juliana Martins

Congresso juntou vários especialistas da área para discutir e reflectir sobre as práticas vigentes em Portugal. Debate desenvolveu também o novo modelo de resposta que o país deve adoptar para promover um envelhecimento mais saudável.

Ontem , decorreu o II Congresso da Santa Casa da Misericórdia de Braga com o tema ‘Repensar e Revitalizar o Envelhecimento’. Organizado em parceria com o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho, este congresso juntou, numa sessão online, vários especialistas desta área do conhecimento.
Durante o evento, que contou com diversas sessões, vários foram os temas discutidos, partilhados e reflectidos sobre as práticas vigentes no cuidado dos idosos em Portugal. Esta iniciativa teve como objectivo promover o debate em torno do envelhecimento e do novo modelo de resposta que o país deve adoptar.
A sessão de trabalho arrancou com as intervenções do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, Marta Lobo, da Universidade do Minho e Carlos Valério, mesário da SCM de Braga. Após a abertura do II congresso, o primeiro tema a ser abordado foi ‘Porque precisamos de um Modelo novo para o envelhecimento, e que mudanças de Estratégia?’, apresentado pelo vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Caldas de Almeida. Na conferência inaugural, o vice-presidente salientou a importância deste congresso e do seu tema principal, destacando que hoje em dia “não podemos deixar de pensar no que é ser velho e nas respostas que temos e que ainda temos que desenvolver”. Segundo, Caldas de Almeida, o envelhecimento saudável tem de ser pensado ao longo de toda a vida e tem que ser acompanhado através de um sistema de continuidade de cuidados, onde o utente seja acompanhado em todo o seu percurso.
O segundo tema do congresso, ‘Educação em Intervenção Comunitária com Idosos’, foi apresentado pela professora da Universidade do Minho, Clara Costa Oliveira. A docente no seu discurso salientou a importância do trabalho destas instituições no cuidado dos idosos, referindo que estas têm um papel de avaliação contínua. Para Clara Oliveira é fundamental que as instituições se ajustem aos indiví- duos e às suas vontades. A Professora da UM salientou o papel fulcral dos técnicos que lidam com os idosos, acrescentando, ainda, a importância de uma formação diversificada e versátil destes colaboradores para conseguirem responder de forma eficaz às necessidades dos utentes.
Ainda na parte da manhã, foram discutidos dois temas relacionados com o envelhecimento saudável, a ‘Avaliação e Intervenção em Saúde Mental no Idoso’ e a ‘A importância do exercício físico no envelhecimento activo’, pelos professores da UM Pedro Morgado e Pedro Tiago Costa, respectivamente.
No período da tarde, o II congresso promovido pela SCM de Braga contou com duas mesas de conversação e debate. Num primeiro momento, o assunto discutido, trazido pela nutricionista Sandra Lourenço do Agrupamento de Centros de Saúde de Braga, foi ‘Nutrição Adequada, Sempre’. Posteriormente, a reflexão recaiu sobre ‘O Envelhecimento e os Cuidados de Apoio Domiciliário’ pela Joana Barbosa da SCM de Braga.
Após algum debate, os temas, que ganharam destaque foram ‘Novas Socializações no entardecer da vida’ e ‘Vulnerabilidade e Violência sobre os mais Velhos: necessidades esquecidas em tempo de pandemia’, apresentados pela professora Engrácia Leandro da Universidade do Minho e Isabel Dias da Universidade do Porto.
João Lobo, presidente da assembleia geral da SCM de Braga fechou este congresso, destacando a importancia desta iniciativa e de debater o envelhecimento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho