Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Encontro de Joões solidário com tragédia de Pedrógão Grande
Cabeceiras de Basto: Presidente da Câmara visita obra da nova ETAR do Arco de Baúlhe

Encontro de Joões solidário com tragédia de Pedrógão Grande

Guimarães e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Braga

2017-06-19 às 06h00

Isabel Vilhena

Factores como o calor, o jogo de futebol da selecção e o impacto da tragédia de Pedrógão Grande que colocou algumas dúvidas às pessoas se o encontro se iria realizar ou não poderão ter estado na origem, segundo Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas de S. João, da diminuição do número de Joões na Praça da Município. A entrega de prémios ao João mais velho, que este ano teve uma feliz coincidência de aparecerem dois Joões com 95 anos, e do João mais novo com apenas sete meses, e aos restantes Joões foi antecedida com um minuto de silêncio pelas vítimas de Pedrógão Grande e pelo mesmo motivo foram cancelados os foguetes programados para ontem à tarde e nos próximos dias, bem como a música de rua que será desligada até quarta-feira.

Factores como o calor, o jogo de futebol da selecção e o impacto da tragédia de Pedrógão Grande que colocou algumas dúvidas às pessoas se o encontro se iria realizar ou não poderão ter estado na origem, segundo Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas de S. João, da diminuição do número de Joões na Praça da Município.

Porém, Rui Ferreira afirma que o encontro teve mais gente do que o habitual. “Tivemos os amigos dos Joões e o encontro que começou com o objectivo do Guiness continuará nos próximos anos como uma festa dos Joões, mas aberta a quem quiser participar numa espécie de mini arraial que já está consolidado no programa das Festas de S. João”, realçando que na praça havia Joões de todo o Minho.

A entrega de prémios ao João mais velho, que este ano teve uma feliz coincidência de aparecerem dois Joões com 95 anos, e do João mais novo com apenas sete meses, e aos restantes Joões foi antecedida com um minuto de silêncio pelas vítimas de Pedrógão Grande e pelo mesmo motivo foram cancelados os foguetes programados para ontem à tarde e nos próximos dias, bem como a música de rua que será desligada até quarta-feira. Às iniciativas associadas ao luto nacional, a Associação de Festas de S. João está a promover uma acção de angariação de bens - água, leite, água oxigenada e barras energéticas - para os Bombeiros Voluntários de Braga, que deverão ser entregues na sede da Associação de Festas de S. João.

A edição deste ano contou com algumas novidades que incluiu um programa de animação mais diversificado com insufláveis, animação musical e muita dança.
O momento de festa encerrou com a mega dança do Rei David, introduzida o ano passado com o objectivo de pôr toda a gente sincronizada com esta dança mítica das sanjoaninas bracarenses.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.