Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Encontro de gerações assinala S. Valentim
Valença renova Espaço do Mosteiro de Sanfins com Plantação de Laranjeiras

Encontro de gerações assinala S. Valentim

Gilistas querem pontuar perante as águias

Encontro de gerações assinala S. Valentim

Braga

2025-02-14 às 10h14

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

SYnergia assinalou antecipadamente o Dia de São Valentim com uma actividade que juntou 16 jovens voluntários internacio-nais e 14 seniores do Centro Social Teresiano de Verim. Objectivo foi promover o encontro de gerações e reforçar a inclusão social.

Citação

‘O amor não tem idades...’ foi o mote para a SYnergia celebrar o Dia dos Namorados. A iniciativa envolveu 16 jovens voluntários internacionais e 14 seniores do Centro Social Teresiano de Verim, da Póvoa de Lanhoso.
Promover o encontro entre diferentes gerações e o reforço da inclusão social foi o grande objectivo desta actividade, como contou Ricardo Sousa, presidente da Synergia.
“O objectivo é assinalar o dia de São Valentim de uma forma diferente, com gerações diferentes e com culturas diferentes. No fundo aproveitamos esta data simbólica e o mês do sentimento e do amor para. Através desta junção de voluntários internacionais e alguns idosos, fazermos um dois em um”, explicou Ricardo Sousa ao Correio do Minho, notando que “há diferentes formas de amar e amar as culturas diferentes, amar a diferença. Esta é também uma das formas de passar a mensagem”.

Ricardo Sousa acrescenta que com esta iniciativa a SYnergia também visa estimular para uma sociedade mais empática e solidária. “Este é o nosso lema - ‘Be Kind’- e vamos trabalhar nisso nos próximos anos, nas pessoas se darem mais às outras”.
Foram 16 os jovens que participaram nesta iniciativa. Estão na SYnergia a fazer intercâmbio internacional ao abrigo dos programas Erasmus+ e Wordl Packers. Brasil, Cuba, Colômbia, Gâmbia, Marrocos, Itália, França, Turquia, Finlândia, Chéquia e Lituânia são os seus países de origem.

“Se estes jovens, ao regressarem aos países deles, conseguirem ter uma melhor relação com os seus avós, respeitarem os seus vizinhos idosos, verem a terceira idade de outra maneira, já valeu a pena”, remata.
Jovens e seniores constituírem pares e foi assim que visitaram o Museu Dom Diogo de Sousa, em Braga, seguindo depois para o McDonald’s de Maximinos, que ofereceu o almoço ao grupo.
O Centro Social Teresiano de Verim é uma das instituições onde os jovens voluntários internacionais da SYnergia fazem voluntariado. Os jovens visitam à terça-feira à tarde o centro de convívio desta instituição, como contou Isabel Barroso, a directora técnica, referido que os seniores estavam “muito entusiasmados” com esta vinda a Braga.

A deslocação dos seniores a Braga contou com o apoio do Município da Póvoa de Lanhoso e da Junta das UF de Verim, Friande e Ajude.
De realçar que apesar da barreira linguística - pois os jovens voluntários não falam português - a iniciativa acabou por ser uma excelente jornada de confraternização intergeracional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho