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Empresários querem “criar pontes” para reforçar marca da região Minho
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Empresários querem “criar pontes” para reforçar marca da região Minho

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Empresários querem “criar pontes” para reforçar marca da região Minho

Economia

2021-05-29 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Ricardo Costa é o presidente da Associação Empresarial do Minho, que foi ontem oficializada na Assembleia Geral Constituinte. Com 75 associados e mais de 200 que formalizaram a intenção, o objectivo é impulsionar a iniciativa empresarial.

Está oficialmente formalizada a Associação Empresarial do Minho (AEMinho). O presidente quer “criar pontes” para “fortalecer a marca do Minho” como uma região inovadora. “Sou uma pessoa de pontes e é isso que vou procurar fazer com todas as associações concelhias da região”, garantiu Ricardo Costa, no final da Assembleia Geral Constituinte, que se realizou ontem à tarde no Altice Forum.
A Assembleia Geral Constituinte representa o arranque oficial da associação minhota. “Foi o culminar de um processo que teve início em 2018, mas fizemos um compasso de espera para perceber se a lacuna que identificamos era real e se existia efectivamente uma falta de representatividade das empresas”, justificou o presidente.

Durante a reunião foram eleitos os primeiros órgãos sociais por unanimidade, tal como a alteração dos estatuto e a proposta de adesão à Confederação Empresarial de Portugal. “Agora vem a parte mais desafiante, que é pôr as mãos na massa e mostrar às empresas porque estamos cá”, referiu Ricardo Costa, destacando os pilares da associação a serem trabalhados: a resiliência, a transição digital, a transição energética, a captação e requalificação de talento e o apoio à internacionalização e digitalização.
“Temos que estar muitos alinhados com os fundos que vão chegar nos próximos anos e ajudar as empresas a captar esses fundos para se capacitar e assim serem mais produtivas e competitivas para ombrearem com empresas de outros países e fazer da nossa região uma região forte para que possamos ser ainda mais reconhecidos”, sublinhou.

Com 75 associados efectivos e mais de 200 empresas, de praticamente todos os concelhos dos distritos de Braga e de Viana do Castelo, que já manifestaram intenção de aderir, Ricardo Costa mostrou-se “surpreendido”, evidenciando aqui as 35 empresas iniciais, que integram os órgãos sociais.
A AEMinho vai já “arregaçar as mangas” e tem agendado um grande evento anual e outros dois mais pequenos que serão sectoriais relacionados com a digitalização, a transferência de conhecimento entre universidades, centros de investigação e empresas, bem como a criação do Clube Financeiro do Minho e do Clube do Empresário até ao final do ano são outras das acções.

Um dos valores assentes da AEMinho é o altruísmo empresarial. “Queremos fomentar empresas com uma responsabilidade social e que cuidem das pessoas”, vincou Ricardo Costa, destancado o facto de ter uma vice-presidente para a área do talento e pessoas e outra para a área da responsabilidade social e altruísmo empresarial.

A AEMinho quer ainda atrair talento. “Já no âmbito dos Embaixadores Empresariais de Braga foi feito um trabalho nos últimos dois anos que vamos expandir agora para os outros concelhos”, adiantou o presidente, focando a importância de trabalhar em conjunto. “Queremos coesão territorial e abrangência. Tudo isso vai proporcionar mais emprego e emprego qualificado, até porque temos ensino de referência a nível mundial e temos centros de investigação, ou seja, temos tudo aquilo que é neces- sário para as empresas se deslocarem para cá”, assegurou.
Questionado sobre a Associação Empresarial de Braga (AEBraga), Ricardo Costa foi peremptório: “A AE Braga fez um trabalho excepcional junto do sector terciário, sobretudo comércio e restauração, já a nossa vocação é direccionada para as médias e grandes empresas do sector industrial e tecnológico. Somos complementares e podemos ter imensas iniciativas”.

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