Tormena: “Conseguimos dar o nosso melhor”
2020-11-25 às 06h30
a missão é sensibilizar para a necessidade da redução de produção de resíduos, em nome da sustentabilidade do nosso planeta, incentivando os consumidores e entidades a adoptar comportamentos e hábitos ambientalmente mais sustentáveis.
O objectivo é global: reduzir a pegada ecológica do nosso planeta.
Uma missão que é de todos e que, pelo quarto ano consecutivo, as duas entidades - Associação Comercial de Braga e o Município de Braga - apresentaram o projecto Embrulha, por favor!, e sacos de pano, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos
“O objectivo é alertar todos os que têm estabelecimentos comerciais e sensibilizá-los para que ajudem neste projecto global, para que haja progressos nesta área do ambiente para benefício de todos. O comércio tem um papel importante em matéria de resíduos e o apelo é para minimizem os desperdícios”, afirmou ontem Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Comercial de Braga, na apresentação da quarta edição do projecto Embrulha, por favor!, que decorreu na Pastelaria Veneza.
O projecto ‘Embrulha, pf’ consiste em criar uma solução aceitável e ambientalmente sustentável para reduzir o desperdício alimentar.
Serão oferecidos 1000 embalagens descartáveis aos restaurantes para que os clientes levem para casa as sobras da refeição. Também, serão oferecidos as pastelarias e padarias sacos de pano re.store by Creative Zone elaborados por utentes do IRIS - Instituto de Reabilitação e Integração Social – com aproveitamento de tecidos que serão oferecidos aos clientes para fazerem as suas compras de pão diárias.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, realça a importância destas duas acções de sensibilização que se inserem na Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos.
O vereador deixou o alerta de que “estamos a perder a batalha da reciclagem. Os resíduos que vão para aterro não têm reduzido o suficiente para atingirmos as metas que nos comprometemos em termos de reutilização de produtos. Portugal não está atingir a meta para 2030”, deixando um forte apelo para que haja um envolvimento de toda a gente. “Os resíduos são altamente nefastos para o ambiente e devem ser reduzidos ao máximo na sua utilização, reutilizados e quando não for possível devem ser separados para reciclagem. Esta conduta tem que estar presente quando estamos a consumir”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário