Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Empreendedorismo social destaca concelho a nível nacional e internacional
Vizela prepara inauguração do alargamento do cemitério de Tagilde

Empreendedorismo social destaca concelho a nível nacional e internacional

Guimarães assinala Dia Mundial dos Avós no Multiusos na próxima sexta-feira

Empreendedorismo social destaca  concelho a nível nacional e internacional

Braga

2024-06-16 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Festival Inovação Social e Expo Social deram a conhecer 15 projectos de inovação social nas áreas do ambiente, da inclusão social e da integração de migrantes. O projecto vencedor foi contemplado com 15 mil euros.

Citação

A cidade de Braga tem sido destacada a nível nacional e internacional pela dinâmica de empreendedorismo social que apresenta. O destaque foi feito pela vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, na abertura do Festival de Inovação Social e da Expo Social, que decorreu ontem no Largo de S. Joao do Souto.
Carla Sepúlveda apontou que o evento teve como finalidade dar a conhecer os vários projectos apresentados por cerca de duas dezenas de instituições da área social.
“Aquilo que nós pretendemos é que estas instituições tenham oportunidade de mostrar à cidade o que têm feito. Muitas delas estão na linha da frente do empreendedorismo social e esta é uma forma de contagiar outras instituições a mostrar as novas ideias”, afirmou Carla Sepúlveda.
A vereadora acrescentou que o município de Braga, através da Human Power Hub, tem realizado várias sessões de mentorias.
“No fundo, este é um apoio de uma incubadora de empreendedores socias e de organizações sociais. Temos tido respostas sociais inovadoras que são reconhecidas nacional e internacionalmente. Estamos na linha da frente da inovação social”, referiu Carla Sepúlveda.
Carlos Videira, administrador executivo da Bragahabit, explicou que foram apresentados 15 projectos de inovação social, que participaram em programas de aceleração social realizados ao longo do ano.
“Este ano tivemos projectos com foco no digital. Temos projectos com soluções propostas para as áreas do ambiente, da inclusão, da integração de migrantes. O nosso objectivo é, para além de trabalhar as ideias inovadoras no concelho de Braga, trabalhar também ao nível de todos os municípios da CIM (Comunidade Intermunicipal) do Cávado, para que a candidatura ao aviso Portugal Inovação Social tenha sucesso”, indicou Carlos Videira.
O responsável pela Bragahabit e pela Human Power Hub revelou que nos próximos três anos deverá ser criada uma rede que abranja toda a região.
O valor global dos prémios é de 15 mil euros.
O vencedor foi vencedor do Tech4Good – Programa de Aceleração para Negócios Digitais,foi o projecto ‘Bee Smart’ .
No Programa de Aceleração do Human Power Hub, o vencedor foi o projecto ‘Cem Anos’.
O projecto ‘Drop In’ apresentado pela Cáritas de Braga e pela Cruz Vermelha portuguesa foi o vencedor na área das Organizações Sociais.
Até agora foram incubados na Human Power Hub cerca de 80 projectos.
“Cerca de dois terços desses projectos acabaram por sobreviver e tiveram uma implementação no terreno. É um número bastante significativo”, explicou o administrador executivo da BragaHabit.
O Festival de Inovação Social e Expo Social tiveram como lema ‘Braga. Um Ecos-sistema Vivo de Inovação Social’.
Durante o dia realizaram- se conferências, mesas redondas, oficinas criativas e vários momentos culturais, desportivos e lúdicos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho