Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Emoção na homenagem a Soares com mensagem que Saramago não escreveu
Procissão da Burrinha cancelada

Emoção na homenagem a Soares com mensagem que Saramago não escreveu

gnration com programação recheada na estação quente

Emoção na homenagem a Soares com mensagem que Saramago não escreveu

Alto Minho

2010-06-28 às 06h00

Redacção Redacção

A emoção marcou ontem a homenagem a Mário Soares, em Arcos de Valdevez, quando foi lida a mensagem que a mulher de José Saramago escreveu, em nome do Nobel da literatura, para o antigo Presidente da República.

Citação

A mensagem foi enviada pela viúva do escritor, Pilar Del Rio, que lembrou que o casal recebera a 11 de Junho um correio eletrónico a informar da homenagem a Mário Soares e que Saramago tinha decidido “escrever umas linhas” de saudação ao estadista, mas foi sempre adiando.
“A ver se as escrevo esta tarde ou amanhã pela manhã. Temos tempo”, dizia Saramago.

O escritor morreu a 18 de Junho, sem escrever aquelas “linhas” a Soares.
As linhas acabaram por ser escritas por Pilar Del Rio, que garante que Saramago “respeitava Mário Soares” e via nele “um homem culto e decidido”.
“Habitavam ambos o mundo da liberdade, eram dois homens livres de amarras”, que falavam entre si abertamente, “sem quaisquer subterfúgios” e sem precisarem “de medir as palavras”.“Lamento que a conversação tenha ficado inacabada”, acrescenta Pilar.

Lembrou que, durante uma campanha presidencial, Saramago foi “inusitadamente duro” em relação a algumas linhas estratégicas de Soares mas que, pouco depois das eleições, ganhas pelo fundador do PS, o escritor o saudou com um abraço numa sessão pública.
“Se não era o meu candidato, é o meu presidente”, ter-lhe-á dito, na altura, o escritor.
Segundo a viúva, Saramago considerava Soares como “um dos homens grandes dos séculos XX e XXI”.
Por isso, e em homenagem ao marido, Pilar lançou o seu próprio apelo a Soares: “siga por aí, sendo o nosso maestro. Necessitamos da sua autoridade”.

Nesta sessão de homenagem a Mário Soares, foi também apresentada, através de vídeo, uma mensagem do ex-secretário geral da União Soviética, Mikhail Gorbachev, que definiu o antigo Presidente português como “um verdadeiro homem de acção política”, salientando a sua sabedoria, determinação e experiência.
“Toda a vida do Mário é um registo fascinante de uma figura pública”, referiu.
Gorbachev salientou ainda o “enorme contributo para direcionar a Nação para a democracia”, que considera ter sido “uma conquista espetacular de um homem espectacular”.

A homenagem a Mário Soares decorreu desde sexta feira e terminou ontem, com a entrega ao estadista da medalha de honra do município de Arcos de Valdevez.
Soares confessou que sempre foi avesso a homenagens em vida e que já rejeitou muitas, explicando que, se aceitou esta, a “culpa” foi de Pilar Del Rio.

Os responsáveis pela organização já tinham promovido uma iniciativa do género, em Pena-fiel, para homenagear Saramago, e Soares ligou para a casa do escritor para saber como foi.
Foi atendido por Pilar Del Rio, que lhe disse que “tinha sido a melhor coisa que fizeram ao marido” e Soares imediatamente aceitou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho