Correio do Minho

Braga,

- +
Emoção marca homenagem ao padre Elísio
Município de Ponte da Barca recebe Galardão 'Município Amigo do Desporto'

Emoção marca homenagem ao padre Elísio

Magia de Natal inunda Celorico de Basto

Emoção marca homenagem ao padre Elísio

Braga

2023-09-28 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Dom Diogo assinalou o centenário do nascimento de Monsenhor Elísio Araújo com missa “de homenagem e gratidão”, na Sé. Presidida pelo arcebispo primaz, a eucaristia emocionou, sobretudo, aqueles que conviveram com antigo director do colégio.

Citação

A “extraordinária dimensão humana” de monsenhor Elísio Fernandes de Araújo foi evidenciada na celebração eucarística que no passado domingo encheu por completo a Sé Catedral de Braga. A iniciativa foi do Colégio Dom Diogo de Sousa que, assim, assinalou o centenário do nascimento daquele que foi o seu director entre de Agosto de 1951 e 8 de Agosto de 1991, altura em que se aposentou.
Presidida pelo arcebispo primaz, D. José Cordeiro, a eucaristia traduziu-se “numa homenagem de gratidão” a alguém que dedicou a maior parte da vida ao colégio Dom Diogo de Sousa e aos seus alunos.
“Foi uma celebração muito bonita e muito sentimental”, descreve António Araújo, administrador do Colégio Dom Diogo, ao ‘Correio do Minho’, notando que marcaram presença na celebração muitos alunos dos primórdios do colégio, “o que denota o sentimento de pertença que o padre Elísio, como gostava de ser chamado, criou nesta casa”.
Foi com apenas 28 anos que o padre Elísio assumiu a direcção do colégio, dois anos após a sua fundação. Apesar de recente, este já se encontrava numa débil situação financeira. “O padre Elísio teve uma preponderância enorme neste colégio, não só do ponto de vista financeiro, como também do ponto de vista pedagógico”, recorda o actual administrador, lembrando que o director apostou numa equipa pedagógica e pouco depois os alunos começaram a apresentar resultados brilhantes, sobretudo na comparação com o passado.
São muitos os que recordam o padre como a alma do Colégio Dom Diogo, uma alma que ainda hoje continua viva, sendo uma figura que continua a ser lembrada. O colégio tem instituído o Prémio Monsenhor Elísio Araújo para distinguir, todos os anos, os melhores alunos.
A evocação dos 100 anos do nascimento do padre Elísio insere-se também na comemoração dos 75 anos do Colégio D. Diogo de Sousa. Vão ser várias as iniciativas que vão decorrer ao longo dos próximos meses para assinalar a efeméride.
Na celebração de domingo, D. José Cordeiro enalteceu “O dom da vida, o serviço à igreja e à sociedade de monsenhor Elísio Araújo”. O arcebispo realçou ainda “a intensidade dos testemunhos de quantos tiveram a graça de o conhecer”.
Após a eucaristia, foi colocada uma coroa de flores junto ao busto do padre Elísio, nas instalações do colégio, momento que contou com a vereadora Olga Pereira, em representação do Município de Braga, e de Júlia Fernandes, presidente da Câmara de Vila Verde, concelho onde nasceu o homenageado - era natural de Prado São Miguel.
O Dom Diogo também assinalou a homenagem com o lançamento de um pequeno livro onde estão esplanadas as muitas “razões de gratidão e homenagem” a monsenhor Elísio Araújo e vincando o “carácter de excepção” de um homem singular cuja história se confunde com a dopróprio colégio.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho