Correio do Minho

Braga,

- +
Eixo Atlântico apresenta Mapa de Coesão Social em Ourense
Magia do Natal vai abraçar Amares

Eixo Atlântico apresenta Mapa de Coesão Social em Ourense

Município de Celorico de Basto realizou 8ª semana de prevenção e combate à violência doméstica

Eixo Atlântico apresenta Mapa de Coesão Social em Ourense

Nacional

2023-09-29 às 10h14

Redacção Redacção

Eixo Atlântico apresenta no dia 3 de Outubro, em Ourense, o Mapa de Coesão Social, o primeiro de um sistema urbano transfronteiriço.

Citação

O Centro Cultural Marcos Valcárcel, em Ourense, na Galiza, é onde vai ser apresentado, no próximo dia 3 de Outubro, terça-feira, o Mapa de Coesão Social do Eixo Atlântico, o primeiro de um sistema urbano transfronteiriço.
O programa tem a sessão de abertura agendada para as 9.15 horas, com intervenções de Lara Méndez, presidente do Eixo Atlântico; Xóan Vázquez Mao, secretário geral do Eixo Atlântico; e Luis Menor, presidente da Deputación de Ourense.
O Mapa de Coesão Social vai ser apresentado, pelas 9.45 horas, por Roberto San Salvador - catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Deusto e director da equipa de Investigação de Deusto Cities Lab Katedra - que coordenou a publicação. Esta apresentação conta com a moderação de Xoán Vázquez Mao.

‘Outras visões sobre a situação da coesão’ é o tema do painel que se vai realizar pelas 11.15 horas e será moderado por Francisco Javier Aguiar Fernández, vice-reitor de Trabalho Social da Universidade de Vigo. Vão intervir Xosé Cuns, director da Rede Europeia Anti-Pobreza da Galiza; Agostinho Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza de Portugal; e Bruno de Carvalho, investigador da Nova School of Business & Economics.
Os trabalhos encerram com um momento de debate.
De realçar que o Mapa da Coesão Social do Eixo Atlântico “não é apenas uma fotografia de cada cidade pertencente ao Eixo Atlântico, mas também visa partilhar informações dos municípios entre si para corrigir desigualdades e melhorar políticas coincidindo com os desafios globais a nível local que foram estabelecidos na Agenda Urbana”.

O Mapa da Coesão Social estuda a complexidade social, a igualdade de oportunidades, as lacunas de vulnerabilidade; a digitalização, a exclusão digital; a competitividade económica, o emprego digno e a lacuna geracional. Recorde-se que o documento já esteve em análise esta semana no programa especial conjunto entre a rádio Antena Minho e a Onda Cero Galícia, promovido pelo Eixo Atlântico, onde Roberto San Salvador destacou que este tipo de trabalho tem antecedentes no mundo anglo-saxónico, “mas é pioneiro, sobretudo, na sua aplicação territorial, pois pela primeira vez o destino do estudo não é um estado mas sim uma Eurorregião, um espaço transfronteiriço”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho