Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
‘Educar com os Olhos da Mente’ é apresentado hoje na Lúcio Craveiro da Silva
Câmara de Amares cancela 19.º Festival de Papas de Sarrabulho

‘Educar com os Olhos da Mente’ é apresentado hoje na Lúcio Craveiro da Silva

Câmara da Póvoa de Lanhoso alerta para alterações à condução de tractores

‘Educar com os Olhos da Mente’ é apresentado hoje na Lúcio Craveiro da Silva

Braga

2020-12-03 às 08h03

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O livro ‘Educar com os Olhos da Mente’, da autoria de Helena Isabel Rodrigues e Filipe Azevedo, um casal cego, é apresentado, hoje, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

‘Educar com os Olhos da Mente’ é o livro da autoria de Helena Isabel Rodrigues e Filipe Azevedo, retrata as suas “vivências mais marcantes” a partir da sua condição de cegos, de casal e de pais, revelando que tudo é possível construir, desde que seja com base no amor. A publicação é apresentada hoje, às 18.30 horas, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
“Este é um livro de alegria, afectos, muito intimista, e uma celebração da vida. Foram várias as razões que nos levaram a publicar este livro, a primeira das quais porque não existe grande literatura sobre parentalidade exercida por duas pessoas cegas”, indicou Filipe Azevedo, funcionário dos Transportes Urbanos de Braga.

Quando o amor falou mais alto, Isabel e Filipe constituíram uma família e decidiram abraçar a parentalidade de uma forma perfeitamente consciente e planeada, não por se considerem “heróis”, mas porque se tratava, na verdade, do seu projecto de vida pessoal. São precisamente sobre essas vivências, experiências e desafios diários que tiveram que ultrapassar, e que aceitaram com todo o entusiasmo, que relata este livro que o casal partilha agora com o público.
“Temos sido muitas vezes desafiados a partilhar de viva voz o nosso testemunho pessoal e nunca quisemos fazê-lo sem algo que suportasse de forma mais estruturada e consolidada o relato das nossas vivências. Não podemos igualmente esconder o desejo de partilhar uma história positiva que tanto nos tem enchido a alma. Também sempre tivemos o desejo de sensibilizar a comunidade para as questões mais específicas sobre a deficiência visual. Mas é uma missão que já fazemos há muitos anos, mas que agora ganha uma outra dimensão com este livro”, refere o casal.
Garantem que esta não é uma obra científica, mas sim um livro que mostra como uma família comum, embora sem visão, aceitou o desafio de educar uma filha com os olhos da mente.

Na publicação, Isabel e Filipe contam as estratégias que adoptaram para os desafios constantes, desde os cuidados básicos como o banho, a alimentação, a administração de medicamentos, o andar na rua, o brincar e a socialização. São informações úteis sobre a deficiência visual, as suas ideias mestras sobre a parentalidade, os momentos mais marcantes destes últimos anos, o núcleo duro de amigos e família, em suma, um conjunto de revelações intimistas que nos dão a conhecer as estradas que palmilharam até chegarem a este lugar inclusivo e feliz, onde não conseguem conter a alegria, o afecto e o prazer transbordante por tudo aquilo que viveram até hoje e a profunda gratidão por por serem pais de Mara Sofia.
“Este é, essencialmente, um livro empírico/sociológico que reflecte sobre a dimensão provavelmente mais importante da parentalidade - que é a predisposição e a disponibilidade mental”, destaca.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho