Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Educação e Cultura são prioridades na relação Norte de Portugal-Galiza
SC Braga sagra-se campeão nacional de juniores

Educação e Cultura são prioridades na relação Norte de Portugal-Galiza

Chuva ‘abrandou’ os treinos na Falperra

Educação e Cultura são prioridades na relação Norte de Portugal-Galiza

Cávado

2024-04-17 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Presidente da Associação do Eixo Atlântico destaca a Educação e a Cultura como duas áreas em que a cooperação entre as cidades da eurorregião se deve aprofundar.

Citação

O presidente da associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular entende que a Mostra Musical, evento que premeia solistas até aos 18 anos de idade, divididos em três categorias etárias, agrupamentos de câmara e agrupamentos maiores, “engrandece muito o trabalho do Eixo Atlântico nas áreas da Cultura e da Educação”, vistas como prioritárias na relação entre os municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
“É necessário despertar os municípios desta eurorregião para a ideia de que é através da Cultura e da Educação que se constroem as margens e as pontes” dessa relação, que é reconhecida como “inspiradora” na Península Ibérica e no contexto da União Europeia.
“Dentro da Cultura e da Educação, a componente musical tem uma capacidade de mobilização global para estabelecer pontes de paz e de solidariedade”, declarou o presidente do Eixo Atlântico ao jornal Correio do Minho, no final da VIII Mostra Musical, um momento que o secretário-geral da associação registou como de celebração da música quando, no Médio Oriente, se iniciava um novo conflito militar entre o Irão e Israel.
“A Cultura é uma área-chave na cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza, é a base desta eurorregião desde a noite dos séculos”, relevou Xoán Vasquez Mao para justificar a aposta na Mostra Musical.
Este responsável sublinhou ainda, por outro lado, que “a Cultura é uma das indústrias que mais empregos pode vir a criar no futuro”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho