Correio do Minho

Braga, terça-feira

Eduarda Alves lidera Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto
Políticas educativas devem assentar na investigação

Eduarda Alves lidera Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto

João Novais: “Tenho o objectivo de baralhar as ideias do mister”

As Nossas Escolas

2018-06-16 às 16h35

Redacção

Nova directora prometeu melhorar a qualidade do ensino e combater as desigualdades escolares.Eficiência dos recursos é outro dos objectivos.

“Herdo um lugar de rigor e de responsabilidade”. Foi desta forma que Eduarda Alves se referiu ao cargo que acaba de assumir como directora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. A tomada de posse teve lugar esta quarta-feira, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
A nova directora escolar afirmou ter “consciência plena que ser directora de uma unidade orgânica deste âmbito exige um rigoroso conhecimento das múltiplas realidades que a compõem e dos 18 actuais estabelecimentos de ensino e, antes de anunciar medidas e revelar propostas, farei todos os esforços para fazer o melhor em defesa do interesse público”.

Eduarda Alves prometeu ainda, melhorar a equidade e diminuir as desigualdades escolares, promover a qualidade da aprendizagem e a modernização da instituição e obter ganhos e eficiência na gestão dos recursos educativos. O projecto que assumo assenta no projecto educativo anterior que é 'Com Celorico Educar e Inovar'. Pretende, ainda, “promover uma instituição pública que se renova, que se reinventa com um papel interventivo na sociedade”.

Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, lembrou o trabalho feito pelas anteriores direcções do agrupamento de escolas, o que significa mais responsabilidade para Eduarda Alves.
“Este é também um momento de memória, que deve lembrar e enaltecer o trabalho desenvolvido pelo professor Mota e pelo Professor Ernesto, com quem lidei ao longo dos anos, e que sempre trabalharam de forma leal e comprometida pelo progresso da educação. Foram direcções que sempre primaram pela responsabilidade, pelo trabalho conjunto, profícuo e positivo o que acresce uma dose de responsabilidade para a nova directora do Agrupamento de Escolas. Mas, apesar do muito que foi feito, ainda há muito a fazer e tenho a certeza de que a nova directora continuará no caminho do progresso porque apresenta características de liderança e sabe que a sua equipa de trabalho são todos os que fazem parte do sistema educativo, um dos segredos fundamentais para fazer o que realmente conta, criar condições para melhorar o ensino e aprendizagem”, revelou o autarca celoricense.

A nova direcção o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto é composta por Eduarda Alves, como directora, Paulo Loureiro, como sub-director, as adjuntas da direcção são Eva Lopes, Carla Silva Nunes e Helena Pinto. A coordenadora da Escola Básica da Mota é Anabela Peixoto, a coordenadora da Escola Básica da Gandarela é Carina Vasconcelos, a coordenadora do Centro Escolar de Celorico de Basto é Maria José Carvalho, o coordenador do Centro Escolar da Gandarela é o António Barroso e o Coordenador do Centro Escolar de Fermil é António Pinto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.