Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Ecomuseu do Vale do Neiva já tem verbas
Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Ecomuseu do Vale do Neiva já tem verbas

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Ecomuseu do Vale do Neiva já tem verbas

Cávado

2021-03-05 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Com financiamento aprovado no âmbito do programa SUDOE, Barcelos associa-se a consórcio que integra Espanha e França.

Citação

A candidatura do projecto do Ecomuseu do Vale do Neiva, em Barcelos, foi aprovada pelo programa SUDOE (Interreg VB – Sudoe). Trata-se de um financiamento de110 mil euros, representando 75% do total do investimento, que tem como objectivo lançar as bases do Ecomuseu e combinar o desenvolvimento económico com a preservação do património cultural intangível.
O projecto, aprovado no âmbito da implementação de acções-piloto e estratégias de valorização do património cultural imaterial que promovam o desenvolvimento local sustentável e a coesão dos territórios periféricos do espaço do SUDOE, “incide numa área geográfica alargada, que inclui a França (chefe de fila do programa), a Espanha e Portugal, sendo Barcelos o único concelho do país a participar no consórcio de entidades parceiras deste programa”, informa o Município de Barcelos.

O projecto piloto do Ecomuseu do Vale do Neiva integra duas fases. “A primeira fase é o lançamento das bases do Ecomuseu, incluindo a criação de uma Comissão Instaladora, a inventariação do património material e imaterial do Vale do Neiva, a criação de suportes digitais (escritos e audiovisuais) sobre o património inventariado; a definição/criação de rotas turístico- culturais e a criação de um espaço virtual (web) do ecomuseu”, adianta ainda o município no comunicado.
Já a segunda fase do projecto será caracterizada pela “criação de um espaço físico para a sede do Ecomuseu do Vale do Neiva”, realça o Município de Barcelos na nota enviada.

O vale de qualquer rio é habitualmente um território marcado por identidades muito próximas, inter-influentes, que se estruturaram ao longo da história como um “espaço vital, rico em património cultural”. Quando o curso fluvial corre entre margens muito próximas, como é o caso no Rio Neiva, “o seu vale adquire uma organização de interdependências muito fortes nas comunidades aí existentes”. Por isso, acrescenta o mesmo documento, “imprime a todo o espaço uma identidade muito particular e as comunidades ribeirinhas adquirem a consciência de que pertencem a um legado histórico e patrimonial comum, rico em paisagem natural, histórias, tradições, lendas, saberes e ofícios”.
É, assim, “oportuno congregar os elementos materiais, tecnológicos e as vivências sociais e culturais do Vale do Neiva dentro de uma ‘paisagem cultural’ e um ‘território patrimonial’, dando-lhe corpo e voz através da criação de um Ecomuseu do Vale do Neiva.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho