Correio do Minho

Braga,

- +
Eco Maratona promove controlo de invasoras
dst enriquece espaço público com arte sustentável

Eco Maratona promove controlo de invasoras

Famalicão mostra-se na BTL

Eco Maratona promove controlo de invasoras

Alto Minho

2023-02-05 às 12h27

Redacção Redacção

Segunda edição da acção de voluntariado ambiental no Monumento Natural de Montedor está agendada para a próxima quarta-feira.

Citação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, a 8 de Fevereiro, a segunda edição da Eco Maratona de Montedor, iniciativa de voluntariado ambiental que estimula o espírito competitivo dos participantes e promove o controlo de espécies exóticas invasoras no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.
O evento estava agendado para Novembro passado, para assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone, mas foi adiado devido ao mau tempo.
A II EcoMaratona de Montedor tem como objectivo a sensibilização dos participantes, alunos e público em geral, para a salvaguarda do património natural local através do controlo e erradicação de espécies exóticas inva- soras e da recuperação dos ecossistemas naturais.

São também objectivos desta acção o reforço da importância das espécies autóctones, que devem predominar no território, o aumento do conhecimento sobre as espécies invasoras, estimulando ainda a participação ativa da comunidade para o registo das espécies na plataforma BioRegisto e sensibilizando para as alterações climáticas.
A programação da prova determina concentração às 9h00 no local, partida às 9h30 e entrega de prémios aos três primeiros classificados pelas 11h30.
A actividade será orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço.

Os participantes serão divididos em grupos para, no menor tempo possível, arrancarem as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à rearborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.
A II EcoMaratona de Montedor é uma acção inserida no plano de actividades elaborado pelo aspirante Geoparque Viana do Castelo no âmbito do ‘Biénio para a Acção Climática nos Geoparques Portugueses 2022/ /2023’, que pretende, na esfera das competências dos geoparques Mundiais da UNESCO, incorporar medidas e contribuir para a implementação de estratégias de desenvolvimento territorial sustentáveis, de forma a minimizar os problemas e os desafios identificados com relação às alterações climáticas nos diferentes territórios geoparque e aspirantes.
Esta acção contribui também para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis 13 – Acção Contra a Mudança Global do Clima e 15 –Vida Terrestre.
A participação na II EcoMaratona é gratuita e aberta a todos os cidadãos que pretendam associar-se a esta iniciativa de voluntariado ambiental. As vagas são limitadas, sendo necessário efetuar inscrição prévia em formulário próprio.
Mais informações estão disponíveis em gaccm@cm-viana-castelo.pt

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho