Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Dumiense fecha temporada como novo Campeão do Minho
Requalificação da Santa Catarina vai sair do papel

Dumiense fecha temporada como novo Campeão do Minho

Vinho Verde Fest regressa para continuar a promover a região

Dumiense fecha temporada como novo Campeão do Minho

Desporto

2022-06-17 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Os Lobos de Dume fecharam a época 2021/2022 com chave de ouro. Depois de um empate a uma bola nos 90 minutos, o Dumiense/CJPII foi mais eficaz nas grandes penalidades e bateu o Desportivo de Monção por 5-4. Canetas encerrou carreira com mais um troféu.

Citação

Está encontrado o novo campe-ão de todo o Minho. Após um empate a uma bola no tempo regulamentar, o Dumiense/CJPII fechou a temporada 2021/2022 com nota positiva, batendo o Desportivo de Monção na marcação das grandes penalidades por 5-4. Zé Diogo foi o grande heróis dos lobos bracarenses ao marcar a grande penalidade decisiva. Jogo que decorreu no Estádio da Devesa, casa do Santa Maria FC, ficou marcado pela despedida de Canetas dos relvados. Jogador do Dumiense saiu lesionado aos 37 minutos do seu último jogo, mas ainda pode erguer mais um troféu pelos lobos.

Num jogo de fortes emoções e com uma bela muralha humana nas bancadas do Estádio da Devesa, os campeões da Pró-Nacional AF Braga e da I Divisão da AF Viana do Castelo souberam dar espectáculo aos presentes.
Canetas, jogador homenageado antes do começo da partida, foi o primeiro a testar as ‘águas’ monçanenses com um cabeceamento por cima. Na outra ponta do relvado, o Monção respondeu com um remate de Stivan para uma defesa fácil de Rafa. O mesmo Stivan acabaria por, aos 19 minutos, desperdiçar uma bela oportunidade para inaugurar a partida, com o remate a ser completamente desenquadrado com a baliza do Dumiense.
Porém, o grande surgiu na baliza do Monção. Aos 33 minutos, Canetas (já em sérias dificuldades físicas) respondeu a uma boa combinação de Telmo e Tiago Ferreira, atirando ao poste da baliza de António Pedro.

Porém, o contributo de Canetas para esta partida ficou-se por essa jogada. Quatro minutos depois daquela bola ao ferro, o capitão do Dumiense teve de sair do relvado, devido a uma lesão, com o público das duas equipas a aplaudir de pé o jogador.
Para o lugar de Canetas, entrou Totas. Certamente motivado pelas palavras do seu capitão, Totas não perdeu muito tempo e, quatro minutos depois de entrar, Totas aproveitou um passe de Joãozinho para inaugurar o marcador do Estádio da Devesa.

No segundo tempo, os monçanenses entraram mais fortes na partida e, aos 59 minutos, o capitão Stivan encontrou o tão desejado caminho para o fundo das redes de Rafa. O camisola sete do Monção aproveitou um remate de Batista à trave para, na recarga, igualar o encontro.
Com a partida igualada e o relógio a avançar para os 90 minutos, as duas equipas conseguiram ter belas oportunidades para marcar, mas os dois guardiões brilharam ao mais alto nível com belas defesas.
Na decisão das grandes penalidades, o Dumiense mostrou ser a equipa mentalmente mais, convertendo todos os penáltis. No lado do Monção, a perdida de Jardas ditou o 5-4 final.

“Orgulho enorme por fechar carreira com mais um troféu”

Para o capitão do Dumiense, Canetas, o jogo da Taça dos Campeões do Minho foi o último duelo na sua carreira. O jogador anunciou a sua retirada dos relvados e mostrou-se orgulhoso de todo o plantel que o Dumiense tem ao seu dispor.
“É verdade, tive o azar de me lesionar a meio do jogo. O mais importante foi a equipa ganhar e fecharmos esta temporada com mais um troféu. Para mim é um orgulho muito grande poder acabar a carreira e levantar três troféus por este clube. Eu estou de saída, mas sinto que o balneário está bem entregue. Esta é uma equipa de grandes jogadores, mas acima de tudo são grandes homens. Isso, para mim, é o mais importante no futebol. Os grandes grupos é que ganham títulos e nós fomos, ao longo de toda a temporada, um grupo grande grupo”, confessou o capitão do Dumiense, Canetas.

André Brito: “Esta época vai ficar para sempre na história do clube”

É inegável. A temporada de 2021/2022 ficará para sempre na história do Dumiense/CJPII e o treinador dos lobos bracarenses, André Brito, confessou estar muito contente por poder fazer dessa “linda história”. O técnico confessou ainda que, vencer a Taça dos Campeões do Minho, foi uma linda maneira do Dumiense encerrar esta temporada.
“Foi um grande jogo. Foi um duelo que podia ter dado para qualquer lado, mas estou muito feliz. Foi uma época incrível que conseguimos coroar com a conquista da Taça dos Campeões do Minho. Em penáltis entre duas grandes equipas, a vitória pode sempre cair para qualquer lado, mas os jogadores foram muito competentes nesse capítulo. Esta época vai ficar para sempre na história do clube e estou muito contente de poder fazer parte desta linda história. Podíamos ter resolvido o jogo nos 90 minutos, mas o importante é sairmos daqui com o troféu”, notou o treinador do Dumiense/CJPII, André Brito.

Quem também espelhava felicidade no final da partida era o presidente do clube, Mário Paulo Pereira. O dirigente máximo dos lobos bracarenses confessou que esta temporada foi muito positiva para o clube e que os responsáveis do Dumiense já estão prontos para pensar e preparar a temporada 2022/2023, em que o Dumiense irá reencontrar o Desportivo de Monção no Campeonato de Portugal.
“Foi uma época muito positiva para o clube. Só nos faltou a Taça AF Braga. A conquista desta taça é o culminar de uma temporada que foi excelente. Foi um jogo muito bem disputado, dentro e fora do relvado. As bancadas também disputaram muito bem o jogo e sempre de forma muito cordial. Foi fantástico. Estamos todos muito contentes por esta vitória. Quero também dar os parabéns ao Monção, uma equipa muito digna de disputar este troféu e que nos mostrou uma grande qualidade e que certamente serão um forte adversário no Campeonato de Portugal da próxima temporada. Não duvido disso”, confessou o presidente do Dumiense/CJPII, Mário Paulo Pereira.

Manuel Machado: “Troféu poderia ter sido erguido por qualquer uma das equipas”

Manuel Machado, presidente da AF Braga, agradeceu à AF Viana do Castelo por permitir que a associação bracarense festejasse o centenário com a realização da Taça dos Campeões do Minho. O presidente da AF Braga confessou ainda que a final colocou frente a frente duas grandes equipas e que o troféu poderia ter caído para qualquer lado.
“Quero agradecer aos responsáveis da AF Viana do Castelo por permitirem a nossa associação festejar o centenário com esta grande festa do futebol em Braga. O jogo podia ter caído para qualquer lado, foi uma bela tarde de futebol e penso que esta foi a prova que o futebol está cada vez mais forte no Minho. O Dumiense foi um vencedor justo e o Monção foi um vencedor muito digno. Foi uma grande edição desta prova dos campeões do Minho”, confessou o presidente da AF Braga, Manuel Machado.

Rogério Amorim: “Jogo equilibrado entre dois grandes campeões do Minho”

No final da partida, a tristeza pairava no ar nos monçanenses. A equipa do Desportivo de Monção festejou o título de campeão e ainda pode festejar a Supertaça AFVC no próximo domingo, mas os monçanenses queriam mais. Rogério Amorim, treinador do Monção, confessou que o jogo foi muito equilibrado e que tanto o Dumiense como o Monção tiveram oportunidades para matar a partida dentro dos 90 minutos regulamentares.
“Acho que o resultado ao fim dos 90 minutos reflecte muito bem o equilíbrio que houve em campo entre as duas equipas. Sofremos um pouco nos últimos minutos do encontro, mas isso é algo que é natural, tendo em conta todo o desgaste que temos tido ao longo desta semana. Desgaste esse que ainda não terminou, pois ainda temos, este domingo, mais um troféu para dis- putar: a Supertaça AFVC, com o Courense. Custa-nos muito chegar aqui e sair sem o troféu, mas o nosso foco já está nesse desafio de domingo, onde nós queremos fazer tudo o que for possível para fechar a temporada com uma nota positiva e com uma prenda para os nossos adeptos”, confessou o treinador do Desportivo de Monção, Rogério Amorim.

Por sua vez, o presidente do Monção, Avelino Afonso, confessou estar orgulhoso da prestação dos jogadores monçanenses e que o Monção será uma bela surpresa no Campeonato de Portugal.
“Acho que foi um justo excelente. Os penáltis é sempre uma grande lotaria. As duas equipas tiveram grandes oportunidades para matar o encontro nos 90 minutos. Nós chegamos aqui com um desgaste enorme devido à finalíssima e à festa do nosso título, mas conseguimos passar uma boa imagem da nossa equipa e caímos de pé contra uma equipa que, durante toda a temporada, sofreu apenas uma derrota. Estou orgulhoso da prestação da equipa e não tenho dúvidas que o Desportivo de Monção será uma bela surpresa na próxima temporada no Campeoanto de Portugal”, notou o presidente do Desportivo de Monção, Avelino Afonso.

Jorge Sárria: “Os penáltis são uma sina para as equipas de Viana do Castelo”

Jorge Sárria, presidente da AF Viana do Castelo, confessou estar contente com o regresso da Taça dos Campeões do Minho. Contudo, o dirigente não deixou de expressar o azar que paira nas equipas vianenses neste troféu, visto que, mais uma vez, a Taça dos Campeões do Minho ficou nas mãos do conjunto bracarense (em oito edições, só uma equipa vianense venceu esta prova, o SC Valenciano).
“Estou contente com o regresso desta grande prova ao activo. Foi uma grande festa do Minho. Mais uma vez, acabamos por sair derrotados nos penáltis. Mas o que podemos retirar deste jogo, é que o futebol do Minho está cada vez mais forte e estes eventos mostram que o Minho não tem fronteiras. Acredito que estas duas equipas irão fazer excelentes campanhas no Campeonato de Portugal na próxima temporada”, confessou Jorge Sárria.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho