Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Duas freguesias de Viana do Castelo elevadas a vilas
Inovação e desenvolvimento em análise nas Semanas da Economia

Duas freguesias de Viana do Castelo elevadas a vilas

São Pedro obrigou o IRIS a promover encenação da Via Sacra ‘em casa’

Duas freguesias de Viana do Castelo elevadas a vilas

Alto Minho

2025-03-14 às 15h30

Redacção Redacção

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a elevação de Castelo de Neiva a vila e de Lanheses, a vila histórica, sendo que ambas as propostas que merecem parecer favorável da Câmara de Viana do Castelo.

Citação

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Viana do Castelo adiantou que o presidente, Luís Nobre, e os autarcas de Castelo de Neiva, Paulo Torre e de Lanheses, Filipe Rocha marcaram presença no parlamento para assistirem à votação das duas propostas.

No final de janeiro, a proposta aprovada, por unanimidade, em reunião Câmara da capital do Alto Minho refere que “podem ser reconhecidas como vilas históricas as povoações que tenham sido sede de concelho”, como é o caso de Lanheses, “mediante a comprovação da concessão de Carta de Foral e da existência de estrutura administrativa relevante, que visa reconhecer localidades que desempenharam um papel histórico significativo na organização territorial portuguesa”.

“Por considerar que Lanheses preenchia os requisitos, dado que foi sede de concelho, com administração própria e jurisdição efetiva, possui registos documentais que comprovam a sua elevação a vila e subsequente administração municipal, e mantém um património arquitetónico e cultural que atesta a sua importância histórica”, pelo que a Câmara Municipal deu parecer favorável a esta elevação agora aprovada em Assembleia da República”, adianta a nota.

Em fevereiro, a Câmara de Viana do Castelo também aprovou emitir parecer favorável à elevação de Castelo de Neiva a vila já que “podem ser elevadas à categoria de vila as povoações que tenham mais de 3.000 eleitores em aglomerado populacional contínuo e que revelem atividade económica local relevantes nos setores primário, secundário ou terciário, bem como uma atividade cívica e cultural regular”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho