Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
dstgroup apoia pavilhão da Santa Sé na 19.ª bienal de Veneza
Levski Sofia e Hapoel Beer-Sheva no caminho do Sporting Clube de Braga

dstgroup apoia pavilhão da Santa Sé na 19.ª bienal de Veneza

Levski Sofia e Hapoel Beer-Sheva no caminho do Sporting de Braga

dstgroup apoia pavilhão da Santa Sé na 19.ª bienal de Veneza

Braga

2025-04-08 às 20h30

Redacção Redacção

O projeto, intitulado “Obra Aberta”, representará a Santa Sé e tem como comissário o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, contando com o apoio institucional do dstgroup, representado pelo seu presidente, José Teixeira.

Citação

Amanhã, quarta-feira, 9 de abril, às 12h15 (hora de Roma), realiza-se na Sala de Imprensa do Vaticano a conferência de apresentação do Pavilhão da Santa Sé na 19.ª Bienal de Arquitetura de Veneza.

O projeto, intitulado “Obra Aberta”, representará a Santa Sé e tem como comissário o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, contando com o apoio institucional do dstgroup, representado pelo seu presidente, José Teixeira.

A “Obra Aberta” propõe uma reflexão sobre a arquitetura como instrumento de reparação ecológica, social e espiritual, através do restauro de uma estrutura existente num dos bairros populares de Veneza, “envolvendo a comunidade local e internacional numa reflexão sobre o que pode ser partilhado, reativado e reusado, promovendo assim uma nova inteligência coletiva”, destaca o Cardeal Dom Tolentino de Mendonça.

O projeto reúne nomes de destaque da arquitetura contemporânea, como a mexicana Tatiana Bilbao e o coletivo catalão MAIO Architects. Por sua vez, a conceção do Pavilhão fica a cargo de Marina Otero Verzier e Giovanna Zabotti, e surge no contexto do 10.º aniversário da encíclica “Laudato Si’”, do Papa Francisco.

“O projeto “Obra Aberta” pretende mapear a arquitetura não como linguagem fixa ou apenas material, mas como um ecossistema em evolução, moldado por percursos sociais corresponsáveis. A arquitetura torna-se assim uma plataforma de encontros, capaz de refletir as procuras individuais e as aspirações coletivas, as preocupações do presente e a esperança que pedimos ao futuro”, conclui Dom Tolentino de Mendonça.

O dstgroup, reconhecido pelo seu trabalho no desenvolvimento da Agenda Mobilizadora para a Construção Industrial e Sustentável, com foco na industrialização da construção, assume-se como parceiro ativo da Santa Sé nesta iniciativa, promovendo uma visão partilhada da construção enquanto força de transformação social, cultural e ecológica.


“Acreditamos que, com o apoio a este projeto, da Santa Sé, podemos contribuir para que a arquitetura e os seus artífices possam refletir sobre a beleza como ferramenta. A beleza como poder de restauro da vida comunitária nos bairros e nas cidades, para que se cicatrizem as fissuras que separam uns dos outros. Também o projeto que temos em curso, na agenda mobilizadora da qual somos líderes, nas suas preocupações ambientais e sociais está alinhado com a Encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco”, sublinha José Teixeira, presidente do dstgroup.

Durante a Bienal, o dstgroup prevê organizar visitas, eventos, debates e workshops em torno das grandes questões do habitar contemporâneo, cruzando arquitetura, espiritualidade, cidade e sustentabilidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho