Correio do Minho

Braga, terça-feira

Drive it Day de Braga superou as melhores expectativas
Feira do Livro começa hoje em Celorico de Basto

Drive it Day de Braga superou as melhores expectativas

Guimarães: Alterações ao Programa Green Week 2018

Braga

2018-04-23 às 07h50

Marlene Cerqueira

Mais de 200 veículos clássicos e antigos estiveram, ontem, concentrados no Pópulo, naquele que foi o primeiro momento do Drive it Day, evento que superou as melhores expectativas da organização.

As melhores expectativas da organização apontavam para a participação de centena e meia de viaturas, mas a verdade é que acabaram por ser bem mais de 200 os automóveis antigos e clássicos que ontem marcaram presença no Drive it Day, uma iniciativa que teve como primeira paragem o Largo do Pópulo que acabou por se revelar exíguo para acolher tantos automóveis.
Todas as nossas expectativas foram ultrapassadas, admitiu ao Correio do Minho António José Santos, presidente do Clube Automóvel Antigo e Clássico de Braga, uma das entidades organizadoras, referindo que os participantes vieram um pouco de todo o país, mas com maior representatividade da região norte. Temos cá muitos carros de Braga e concelhos vizinhos, mas também do Porto, Espinho, Cabeceiras de Basto, entre outras localidades, referiu.

A iniciativa levou muitas centenas de curioso a passar pelo largo do Pópulo ao longo da manhã de ontem, onde tiveram oportunidade de observar exemplares automóveis representativos de praticamente todas as décadas do século passado.
Estas máquinas continuam a apaixonar muita gente. António José dos Santos realça que quem tem um carro destes é sobretudo por paixão: As pessoas guardam e preservam estes carros essencialmente por questões de nostalgia e afecto e guardam essencialmente os desportivos e os descapotáveis. Ele próprio guarda os carros do pai e do sogro, que questão de um dia vir a passar aos seus filhos.
Alguns exemplares presentes cativaram a curiosidade dos visitantes de forma particular. Um dos mais apreciados foi um Austin Boyce de 1928, propriedade de Manuel Mota. Foi o meu filho que trouxe o carro para este encontro, conta este residente na Vila de Prado, em Vila Verde, revelando que é coleccionador e que detém várias máquinas destas. Isto é uma paixão. Gosto de os ter e de os restaurar confessou, revelando que já passou este gosto ao filho e à nora.

Também a família Rodrigues, de Lomar, Braga, é apaixonada pelos automóveis antigos e clássicos. Se Marco, o marido, teve dificuldades em escolher a máquina com que iria participar neste Drive it Day (acabou por optar por um Alfa Romeo 33), o mesmo não aconteceu com Ana Rita que veio a conduzir o seu Citroën Dyane, de 1978, decorada pela própria.
Este carro já faz parte da família. Não tem preço, contou ao Correio do Minho. O marido apoia: Nunca ninguém me desafiou, mas este nunca será para venda. Não tem preço.
Ana Rita acrescenta que este Citroen Diane foi o carro que os transportou no dia do casamento e foi também o carro que foi buscar os seus dois filhos à maternidade.

A jovem conta ainda que o marido comprou o carro e mais tarde o sogro vendeu-o para o Alentejo, achando que lhes estava a fazer um favor. Anos depois, ela e o marido quiseram comprar um igual, fizeram uma pesquisa na internet, onde reencontraram o mesmo carro à venda. Fomos lá comprá-lo, ao Alentejo, à mesma pessoa que o tinha vindo cá buscar, conta.
A família gosta de participar nestes convívios que reúnem os clássicos, não só em Portugal como no estrangeiro. Para 2019, por exemplo já está programada uma viagem a um encontro na Croácia. Vão no Citroën Dyane e levam os filhos Miguel e Maria com eles.
De realçar ainda que este Drive it Day, além do ACCAN registou a parceria de outros clubes nortenhos e do KIB, tendo ainda o apoio do Município de Braga.
Do campo da Vinha, onde estiveram concentrados até perto do meio-dia, os carros partiram para para o circuito Vasco Sameiro, onde realizaram um desfile. Partiram em pequenos grupos para não prejudicar o trânsito.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.