Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Dérbi do Minho vai marcar o início da perseguição a Manuel Cajuda
Câmara Municipal de Guimarães diz que metrobus até nova estação de Braga demorará 30 minutos

Dérbi do Minho vai marcar o início da perseguição a Manuel Cajuda

Colégio Alfacoop reconhece mérito e excelência de mais de 500 alunos

Dérbi do Minho vai marcar o início  da perseguição a Manuel Cajuda

Desporto

2025-02-15 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Carlos Carvalhal já é o segundo treinador com mais jogos disputados pelo SC Braga, tendo ultrapassado Jesualdo Ferreira na última jornada da I Liga portuguesa de futebol. Técnico bracarense só é superado por Manuel Cajuda, que registou 231 jogos.

Citação

Este domingo joga-se o grande dérbi do Minho entre Vitória SC e SC Braga. Um verdadeiro duelo de gigantes da região minhota. E este duelo vai marcar o início da perseguição de Carlos Carvalhal ao registo de um histórico timoneiro dos Guerreiros do Minho.
Na última jornada da I Liga portuguesa de futebol, o treinador do SC Braga, frente ao Gil Vicente FC, atingiu os 153 jogos no comando técnico dos bracarenses, superando a marca de 152 jogos de Jesualdo Ferreira (que treinou o SC Braga entre 2002/2003 e 2005/2006, tendo regressado aos arsenalistas na época de 2013/2014) e tornando-se assim no 2.º treinador com mais jogos na história dos Guerreiros do Minho.

Confirmada essa subida, Carlos Carvalhal olha agora para a liderança deste registo, que segue nas mãos de Manuel Cajuda. O ex-técnico de Olhão, actualmente com 73 anos, orientou os arsenalistas entre 1994/1995 e 1996/1997, tendo regressado ao SC Braga em 1998/1999 e voltado a sair em 2001/2002. Durante essas passagens, Manuel Cajuda conduziu os bracarenses em 231 encontros.
Recorde-se que Carlos Carvalhal está a cumprir a sua terceira passagem no comando técnico dos Guerreiros do Minho. O bracarense de 59 anos treinou o seu clube do coração na temporada 2006/2007 (saiu ao final de 13 jogos) e teve segunda passagem no SC Braga entre 2020/2021 e 2021/2022. Esta temporada, Carlos Carvalhal regressou à Cidade dos Arcebispos, depois do SC Braga ter acordado a saída de Daniel Sousa do comando técnico dos arsenalistas.

Durante este reinado de 153 jogos sob a batuta de Carlos Carvalhal, o treinador de 59 anos registou 86 vitórias, 27 empates e 40 derrotas, onde o SC Braga apontou 256 golos, mas concedeu 167 tentos.
Com 86 triunfos em 153 jogos, Carlos Carvalhal tem uma taxa de vitória de 56,2 por cento, o que o coloca no 11.º lugar dos treinadores arsenalistas com melhor taxa de triunfos. No entanto, se reduzirmos essa listagem a treinador com mais de 30 jogos pelos Guerreiros do Minho, Carlos Carvalhal ascendeu ao 5.º lugar. O bracarense de 59 anos é apenas superado por Artur Jorge (62,5 por cento), Abel Ferreira (61,2 por cento), Ricardo Sá Pinto (60 por cento) e Leonardo Jardim (58,7 por cento).
Note-se ainda que o pináculo de Carlos Carvalhal no comando técnico do SC Braga é a conquista da Taça de Portugal, na época de 2020/2021.
De recordar ainda que o técnico de 59 anos também chegou a vestir a camisola arsenalista enquanto jogador, tendo alinhado em 108 jogos pelos Guerreiros do Minho.

Venha de lá o desempate da época!

Pela 3.ª vez na presente temporada 2024/2025, os caminhos de SC Braga e Vitória SC voltam a cruzar-se. Com um triunfo para cada lado da contenda, o derradeiro desempate será no Estádio D. Afonso Henriques, depois dos dois primeiros embates terem decorrido no Estádio Municipal de Braga.
No primeiro confronto da temporada entre os dois gigantes do Minho, o Vitória SC levou a melhor sobre o SC Braga. Os dois rivais encontraram-se no Estádio Municipal de Braga na 5.ª jornada desta edição da I Liga portuguesa de futebol. Com golos de João Mendes e Tomás Ribeiro (aos 52 e 59 minutos, respectivamente), os comandados de Rui Borges (que entretanto rumou para o Sporting CP) aproveitaram um SC Braga reduzido a dez unidades (Bright Arrey-Mbi viu o cartão vermelho directo aos 56 minutos) para sair da Pedreira com os três pontos.

Cerca de um mês e meio depois, o Estádio Municipal de Braga voltaria a ser palco para um novo duelo entre os eternos rivais do Minho, desta feita a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga.
Por uma vez mais, os Conquistadores assumiram a dianteira no marcador, com Nuno Santos a abrir o activo na Pedreira ao final de dez minutos. No entanto, Sikou Niakaté, aos 22 minutos, deixou tudo empatado para a segunda metade.

E nessa segunda metade, os ânimos do dérbi do Minho voltaram a aquecer. Toni Borevkovic, aos 70 minutos, foi expulso por acumulação de amarelos, fruto de uma entrada sobre Amine El Ouazzani. Um lance que gerou muita polémica devido à intervenção do VAR, João Pinheiro (que curiosamente irá repetir essas funções no Dérbi do Minho deste domingo), e que, posteriormente, o Conselho de Arbitragem da FPF daria razão à indignação vitoriana.
Contudo, o que fica para a história é que lance originou o penálti que Bruma acabou por converter, selando assim o triunfo de 2-1 do SC Braga sobre o Vitória SC, deixando o dérbi do Minho empatado a um triunfo para cada lado.
Recorde-se que o confronto deste domingo será o 159.º ‘episódio’ desta saga entre SC Braga e Vitória SC, sendo que os arsenalistas lideram a corrida com 64 triunfos, enquanto que os vitorianos contam com 61, sendo que 21 por cento dos Dérbis do Minho (33 jogos) terminaram com uma igualdade.

De salientar ainda que, a última vez que os eternos rivais do Minho se encontraram no grande palco vimaranense, o sabor do triunfo foi sentido pelos Guerreiros do Minho. Na 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol de 2023/2024, o SC Braga bateu o Vitória SC por 2-3. Bruno Gaspar abriu o activo aos nove minutos, mas Bruma respondeu aos 24 minutos. Já na segunda metade, Ricardo Horta, aos 78 minutos, operou a cambalhota no marcador, mas Ricardo Mangas respondeu três minutos depois com uma nova igualdade. Já nos descontos, Rony Lopes sentenciou o triunfo bracarense no Estádio D. Afonso Henriques.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho