Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Dom Ximenes Belo em Montalegre para o primeiro capítulo da Confraria do Pote e da Amizade
Vila Verde a fervilhar de vida: Workshops, oficina Arquimedes, concerto de gala e apresentação da linha Amor Envolvente

Dom Ximenes Belo em Montalegre para o primeiro capítulo da Confraria do Pote e da Amizade

Há problemas urgentes a resolver nos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho

Cávado

2018-02-11 às 06h00

Redacção

Entronização de 90 confrades marcaram o primeiro capítulo da Confraria do Pote e da Amizade. Dom Ximenes Belo marcou presença.

Dom Ximenes Belo foi o convidado de honra do primeiro capítulo da Confraria do Pote e da Amizade, que decorreu no auditório municipal de Montalegre. A organização, onde o pote é o elemento agregador da tradição, integra cerca de 90 confrades, entre eles, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, David Teixeira, e o conhecido padre Fontes.
Foi uma cerimónia de institucionalização de uma confraria cheia de animação e com muita dignidade. Estas organizações servem para defesa do património gastronómico. As populações rurais ainda conservam esta vertente. O pote ainda é um elemento preponderante nas comunidades rurais para a confecção dos alimentos. Com todo este simbolismo, a institucionalização ser em Montalegre e ter como confrade de honra o Prémio Nobel da Paz, Dom Ximenes Belo, é um momento feliz e uma grande jornada de promoção para Montalegre afirmou o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves.

David Teixeira, vice-presidente da câmara, também marcou presença no evento, relembrando que é uma feliz coincidência a criação desta confraria ligada ao concelho, com o aniversário de Dom Ximenes Belo até ao dia de São Brás.
É mais um grupo de pessoas que tem por obrigação valorizar o passado, a gastronomia confeccionada de forma tradicional, no pote com a lenha. Fala-se da slow food na valorização dos nossos produtos e da nossa tradição acrescentou David Teixeira.
A confraria surgiu da iniciativa de um grupo de amigos que se reuniam com alguma periodicidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.