Correio do Minho

Braga, terça-feira

Dia Mundial da Terra no Programa 5 Ao Dia do MARB
Julho e Agosto invertem ritmo descendente no comércio local de Braga

Dia Mundial da Terra no Programa 5 Ao Dia do MARB

Torcatense vence Maria da Fonte no arranque do Campeonato de Portugal

Ensino

2018-04-23 às 19h11

Redacção

Alunos das escolas EB Fradelos e EB Aveleda assinalam Dia Mundial da Terra no Programa 5 ao Dia do MARB, na passada quarta-feira, dia 18 de Abril.

Na passada quarta-feira, dia 18 de Abril, realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 32ª sessão, do ano letivo 2017/2018, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 8.ª edição, a qual contou com a participação dos alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas EB Fradelos e EB Aveleda acompanhados pelas professoras Helena Silva e Ana Paula Fontainhas, respetivamente.

Na semana em que se comemorou o DIA MUNDIAL DA TERRA, as atividades que constituem a matriz-base do PROGRAMA 5 AO DIA - 'Elaboração de salada de frutas'; 'Visualização de uma história Nutri Ventures O Reino Laranja'; 'Visita ao Mercado Abastecedor' e 'Sementeira de uma Leguminosa' foram enriquecidas com informações didáticas dirigidas às crianças que incidiram maioritariamente na consciencialização da importância da preservação dos recursos naturais do planeta, bem como da biodiversidade, como forma de assegurar a qualidade de vida das gerações de hoje e de amanhã.

Esta temática foi especialmente abordada na atividade 'Sementeira de uma Leguminosa', que decorreu em sala decorada para o efeito contendo cartazes informativos e alusivos a este dia com sugestões de contributos simples que cada criança pode dar para a preservação da diversidade e sustentabilidade da terra e do ambiente, tendo sido destacada, para tal, a importância da proteção da fauna e da flora, a utilização das designadas 'energias limpas', a reciclagem, a adoção de práticas culturais amigas do ambiente e a prevenção contra incêndios.

As crianças foram, desta forma, sensibilizadas pela bióloga Liliana Moreira para a ameaça do aquecimento global e as suas consequências, tendo sido realçado o impacto desta situação ao nível da escassez de água potável, aumento do nível dos oceanos, maior número de catástrofes naturais e extinção de espécies animais e vegetais, o que, inevitavelmente, se refletirá numa drástica diminuição de diversos recursos naturais do planeta essenciais à sobrevivência dos seres vivos, entre eles, a água e o solo, e que têm repercussões diretas na qualidade dos produtos que utilizamos na nossa alimentação.

De um modo mais amplo foi destacada a importância do desenvolvimento sustentável que abarca as questões da alimentação saudável e sustentável, da saúde e estilos de vida, da educação, do saneamento e água potável, das energias renováveis, da economia, das empresas e do trabalho e da necessidade de proteção ambiental, marítima e terrestre.

Recorde-se que o PROGRAMA 5 AO DIA tem como principal objetivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar hábitos alimentares saudáveis. Este programa é da responsabilidade da Associação 5 AO DIA, contando com a colaboração da DSRN - Direção de Serviços da Região do Norte, a DRAPN Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARSNorte Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na próxima quinta-feira, dia 26 de abril, ocorrerá a 33ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Merelim S. Pedro e EB Merelim S. Paio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.