Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Dia do Agrupamento André Soares celebrado com portas abertas à comunidade
Cónegos mais fortes e eficazes abatem galos muito macios

Dia do Agrupamento André Soares celebrado com portas abertas à comunidade

Mostra convida a uma viagem até às origens do território

Dia do Agrupamento André Soares celebrado com portas abertas à comunidade

As Nossas Escolas

2019-05-18 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A primeira Feira de Ciências realizou-se, ontem, juntamente com o Dia do Agrupamento André Soares, numa grande mostra de actividades que percorreu todas as áreas do saber e que convidou a comunidade a conhecer a sua oferta educativa.

O Agrupamento de Escolas André Soares celebrou, ontem, o seu dia com uma ‘mão cheia’ de actividades e com a realização da primeira Feira de Ciências, abrindo portas à comunidade.
Da literatura às artes, das ciências ao desporto, as actividades dinamizadas foram mais do que muitas e serviram para mostrar tudo o que se faz dentro de portas e que também merece ser mostrado à comunidade bracarense.
“Celebramos hoje [ontem] o dia do nosso agrupamento com muito orgulho e mostrando a todos os que nos visitarem todas as dimensões que trabalhamos dentro do nosso agrupamento, com o principal objectivo de formarmos os futuros profissionais de amanhã da melhor forma possível, potenciado todas as suas capacidades e talentos”, sublinhou Graça Moura, directora do Agrupamento de Escolas André Soares.

“Gostaria de dar os parabéns a todos, não só aos alunos, mas também aos professores que leccionam no nosso agrupamento porque são eles que levam mais longe o nosso projecto educativo direccionado para as profissões do futuro”, destacou.
Graça Moura valorizou também a primeira Feira de Ciências promovida precisamente neste Dia do Agrupamento André Soares, frisando que o grande objectivo do evento “é chamar a atenção para o mundo das ciências e para a forma como a ciência está intrinsecamente ligada ao nosso dia-a-dia” e, por outro lado, “motivar os nossos alunos para cultivar o espírito científico e que é transversal”.
Vítor Martins é professor de Matemática e Ciências no agrupamento e responsável pela coordenação desta primeira Feira das Ciências, que conta a participação de outras escolas como a Alberto Sampaio, o Externato Paulo Vi, a EB 2,3 de Celeirós e ainda de uma escola vinda propositadamente de Portimão.

“Julgo que Braga precisa de um grande evento voltado para as ciências, até porque agora conta também com o Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia, e faz todo o sentido realizar um evento com uma nova abordagem e mais participação”, indicou.
Cerca de uma centena de alunos participaram nesta primeira Feira das Ciências promovida pelo Agrupamento de Escolas André Soares, em que cada um levou um projecto científico para apresentar e concorrer a prémios apoiados pelo Município de Braga, Casa da Ciência - Planetário, Areal Editores, Clube de Escalada de Braga e Hands-on Science Network. “A nossa ideia é promover uma abordagem diferente às ciências e tirar partido dela para as mais diferentes àreas do saber”, frisou o professor, mostrando o vasto leque de actividades inseridas no programa da feira, desde a vertente da robótica à dança.
Joana Rodrigues, do 6.º ano da EB 2,3 André Soares, foi uma das alunas que participou na Feira das Ciências com o projecto ‘Um Líquido que quer ser Sólido’, partilhando toda a experiência científica e as suas aprendizagens. “Eu gostaria de um dia vir a seguir a carreira da investigação seja em Medicina ou ligada à área do Ambiente porque acho que é uma área muito interessante e curiosa”, confessou.

Deixa o teu comentário

Últimas As Nossas Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.