Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Dia da Mãe: Uma celebração ancestral que exalta o amor de uma vida
Adega Cooperativa de Monção com recorde de vendas

Dia da Mãe: Uma celebração ancestral que exalta o amor de uma vida

Campeonato Regional de Velocidade do Norte Realizado na Ilha do Ermal

Dia da Mãe: Uma celebração ancestral  que exalta o amor de uma vida

Nacional

2024-05-05 às 09h00

Redacção Redacção

Este domingo fica marcado pela celebração do Dia da Mãe. O primeiro domingo de Maio é utilizado em Portugal (e em vários outros países) para homenagear a figura maternal.

Citação

O amor de uma mãe é único e não há igual. Por esse motivo, o Dia da Mãe é uma das datas mais celebradas no calendário, sendo que este dia comemora-se no primeiro domingo do mês de Maio.
Esta data é uma homenagem a todas as mães e serve ainda como um reconhecimento a todo o carinho e protecção que as mães oferecem ao longo da sua vida aos seus filhos.
Transversal a todas as culturas, religiões e países, as primeiras comemorações alusivas à figura materna remontam aos tempos da Grécia Antiga. Os contemporâneos dessa época procuravam prestar homenagem à deusa Reis, mulher de Cronos e mãe dos deuses gregos.
Por sua vez, a Roma Antiga, que adoptou muitos costumes gregos, instituiu também momentos de celebração da figura materna, honrando Cibele, figura da mitologia romana que equivale a Reia.
Apesar destas celebrações ancestrais, a ideia de dedicar um dia às mães só nasceu no início do século XIX nos Estados Unidos da América.
Em Portugal, as comemorações do Dia da Mães assinalavam-se, inicialmente, a 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição, por imposição da Mocidade Portuguesa Feminina e do regime ditatorial de António Salazar. Contudo, esta data acabaria por ser alterada para o primeiro domingo de Maio, procurando homenagear também a figura de Virgem Maria.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho