Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Dia Académico alerta para uso da inteligência artificial
Garrafeira do Recheio novo mundo a explorar

Dia Académico alerta para uso da inteligência artificial

Celorico de Basto com 4,1 ME para melhorar vias municipais

Dia Académico alerta para uso da inteligência artificial

Ensino

2024-04-26 às 12h31

Miguel Viana Miguel Viana

Iniciativa lembrou também os 25 anos da criação oficial do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Citação

A inteligência artificial foi o tema central do Dia Académico assinalado quarta-feira na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidsde Católica Portuguesa (UCP). O Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, presidiu à sessão e considerou que a inteligência artificial é um dos desafios que se colocam à igreja e à humanidade. “Celebrar o Dia Académico em Braga é momento de alegria e de mostrar o corpo que somos. É também momento para projectar o futuro, fazendo memória agradecida do passado. Os tempos actuais colocam muitos desafios à igreja e à humanidade. A Inteligência Artificial é um desses desafios”, apontou D. José Cordeiro.

O Arcebispo Primaz de Braga alertou ainda para a “enorme exigência de liberdade nas relações interpessoais e sociais” e considerou que “a nova cultura digital situa-se no progresso da humanidade”, marcando presença, por exemplo, na Medicina ou na Educação. Coube ao professor João Nuno Gonçalves, da UCP, proferir a Lição de Sapiência, centrada na Inteligência Artificial. Alertou para os benefícios e perigos do uso da Inteligência Artificial no dia-a-dia da sociedade.João Duque, pró-reitor da UCP. destacou que o Dia Académico é o momento de celebração da instituição. “O Dia Académico do Campus de Braga da UCP celebra a instituição. Celebramos, antes de tudo, as pessoas que o constituem, articuladas em estruturas, espaços , dinâmicas e relações”, disse João Duque, recordando os 25 anos da criação formal do Centro Regional de Braga da UCP. A sessão incluiu ainda a entrega de vários prémios aos alunos que se distinguiram em diversas áreas de formação, as actuações das Líricas e do Coro Académico, a homenagem aos colaboradores aposentados, a realização de oficinas e a actuação do Grupo de Cantar Popular.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho