Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Desfolhada no Mosteiro de Tibães espera meio milhar de pessoas
Viana apresenta investimento de 6,3 milhões para nova ligação entre Vale do Neiva e A28

Desfolhada no Mosteiro de Tibães espera meio milhar de pessoas

Wilson Eduardo ameaça a titularidade de Dyego Sousa

Braga

2018-09-14 às 06h00

Marlene Cerqueira

Amanhã é dia de desfolhada no Mosteiro de São Martinho de Tibães, que espera receber cerca de meio milhar de participantes. O início dos trabalhos está marcado para as 14.30 horas.

A desfolhada tradicional, uma tradição com mais de duas décadas volta a realizar-se já amanhã, a partir das 14.30 horas, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga. O evento tem entrada livre e os promotores esperam que meio milhar de pessoas participem nesta iniciativa que integra o programa da Semana do Mundo Rural e das Freguesias.
Esta iniciativa tem a particularidade de não ser uma recriação, uma vez que a desfolhada se realiza no campo, portanto em contexto real e seguindo os moldes tradicionais, como explicou Maria de Lurdes Rufino, coordenadora do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, ontem, na apresentação do evento à comunicação social.

No final da desfolhada não vai faltar a tradicional merenda, que será servida enquanto o Rancho Folclórico de Mire de Tibães anima o convívio. Será também uma merenda tradicional, onde não vão faltar a broa, as bifanas, os enchidos, tudo acompanhado com o bom vinho verde tinto da região.
A desfolhada no Mosteiro de Tibães tem vindo sucessivamente a ganhar cada vez mais mais participantes, sendo que a adesão depende sempre do estado do tempo.
No ano passado houve uma participação recorde de 466 pessoas, pelo que este ano o objectivo está apontado ao meio milhar, avançou Altino Bessa, vereador do Desenvolvimento Rural.

O Município de Braga apoia esta iniciativa, tendo Altino Bessa realçado “que nenhuma actividade faria tanto sentido como esta desfolhada para integrar ao cartaz da Semana do Mundo Rural”. O vereador referiu ainda que no local do certame, no Parque da Ponte, se vai realizar também uma desfolhada para as crianças, no entanto a de Tibães tem a particularidade de ser em contexto real.
Também a Junta de Freguesia de Mire de Tibães se assume como parceira deste evento. o presidente, José Magalhães, referiu que a autarquia se associou a este evento “desde o início”, sendo que é uma iniciativa que cativa bastante a população local que adere em peso. Referiu ainda que o grupo folclórico da terra também participa animando o evento.
No entanto, a desfolhada do Mosteiro de Tibães não se resume ao evento de amanhã. Já durante esta semana, cerca de 500 alunos das escolas do concelho estão a visitar o mosteiro, onde desfrutam da oportunidade de desfolhar milho.
A desfolhada de amanhã, nos terrenos onde é cultivado o milho, é de participação livre.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.