Percurso dos alunos da UMinho marcado pela “estabilidade”
2019-08-16 às 06h00
As festividades em honra de Nossa Senhora d’Agonia arrancam oficialmente hoje com o majestoso Desfile da Mordomia, que este ano integra mais de seis centenas de mulheres trajadas ‘a rigor’. A maior romaria do país decorre até ao próximo dia 20.
É com um grandioso Desfile da Mordomia e com mais de seis centenas de mulheres trajadas ‘a rigor’ que Viana do Castelo dá, hoje, início à Romaria d’Agonia. O Salão Nobre da Câmara Municipal abre portas para acolher os cumprimentos oficiais das mordomas que desfilam pela cidade, num dos números mais emblemáticos da festividade que elogia as maiores tradições do Alto Minho.
As 619 mordomas que integram o Desfile da Mordomia são oriundas de sete nacionalidades diferentes. A maior parte delas tem entre os 20 e os 29 anos e cumpre hoje o sonho de desfilar orgulhamente na mordomia.
De acordo com a VianaFestas, entidade que organiza as festas da capital do Alto Minho, “além de Portugal, participam neste desfile mulheres de França, Luxemburgo, Brasil, Andorra, Reino Unido e até da República Checa”.
Durante a maior romaria do país, Viana do Castelo vai receber duas delegações internacionais. Uma das delegações é encabeçada pelo autarca de Andorra La Vella, que vem à Romaria d’Agonia acompanhado pelo director do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Andorra. A outra delegação integra o presidente da Câmara de Lézennes, França, que será acompanhado pelos gigantones daquela localidade francesa.
Durante estes dias da festa, Viana do Castelo acolhe ainda o Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro, recebendo Agostinho Ferreira dos Santos, presidente da instituição, que recebeu o título de ‘Cidadão de Honra’ de Viana do Castelo em 2017.
A certificação do traje à Vianesa, com origem no século XIX, foi publicada em Diário da República no final de 2016.
O traje assume-se como um símbolo tradicional da região, nas suas várias formas, consoante a ocasião e o estatuto da mulher.
As festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia arrancam oficilamente hoje e prolongam-se até ao próximo dia 20, com um orçamento de 599.686 euros.
A Romaria d’Agonia, que recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo, é um dos momentos maiores que a região do Alto Minho vive anualmente, levando mais longe as suas tradições, usos e costumes.
14 Dezembro 2019
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário