Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Deputada galega vai pedir explicações ao governo espanhol sobre saída sul de Vigo
“Verdadeiro parque ecológico” traz nova dinâmica ao Picoto

Deputada galega vai pedir explicações ao governo espanhol sobre saída sul de Vigo

XVI Festa das Camélias atraiu milhares de pessoas em Celorico de Basto

Nacional

2018-12-18 às 06h00

Redacção

Alexandra Fernández, que ontem se reuniu com o secretário-geral do Eixo Atlântico para se inteirar da situação da infraestruturas da Euro-região, vai pedir a comparência no parlamento do ministro de Fomento para dar explicações sobre o projecto.

Alexandra Fernández, deputada de En Marea pela província de Prontevedra, vai pedir a comparência no parlamento do ministro de Fomento, José Luis Ábalos, para dar “explicações detalhadas” sobre a real situação do projecto da saíde sul de Vigo.
A deputada reuniu, na manhã de ontem, com o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vásquez Mao, para se inteirar sobre o estado das infraestruturas da Euro-Região na sequência da reunião que o responsável teve com o secretário-geral de Infraestruturas do Ministério e na qual “foi notória a ausência de datas marcadas para avançar nos projectos”.
O secretário-geral do Eixo Atlântico detalhou os resultados da reunião realizada na passada semana em Madrid, com os temas prioritários para o Eixo Atlântico em cima da mesa, entre os quais a saída sul de Vigo e o Corredor Atlântico.

A deputada explicou que o seu grupo tem vindo a trabalhar nos últimos meses na saída sul de Vigo, conseguindo o apoio do PSOE, embora de momento “não haja resultados concretos”. Assim, e face aos próximos orçamentos, o grupo exigirá ao soverno socialista compromissos nesta matéria. “Existe já uma parcela para o estudo prévio da saída sul. Vamos perguntar qual é o estado de cumprimento actual”, indicou Alexandra Fernández.
Recorde-se que o presidente do Eixo Atlântico, Alfredo García, juntamente com o secretário-geral do Eixo e o presidente de Monforte, José Tomé, reuniram na passada semana,no Ministério do Fomento, com o secretário-geral de infraestruturas, José Javier Izquierdo Roncero, onde abordaram os temas galegos defendidos pelo Eixo Atlântico e que estão pendentes de execução, nomeadamente a saída sul de Vigo e o Corredor do Atlântico. A reunião, que Xoán Vázquez Mao qualificou de “agridoce e abaixo das expectativas”, teve o seu lado positivo no corredor do Atlântico.

No que diz respeito ao corredor, sobre o qual o Eixo tem vindo a alertar da necessidade de que os estudos estejam prontos em 2021, quando se liberem os fundos europeus do próximo período de programação para os solicitar rapidamente, o secretário-geral de infraestruturas informou de que Adif está a trabalhar no plano director de renovação e modernização do corredor noroeste, que será apresentando pelo ministro previsivelmente antes do final de Janeiro.
A parte negativa da reunião, na opinião do secretário-geral do Eixo Atlântico, foi a saída Sul de Vigo. Para que possam iniciar a sua tramitação é imprescindível que a Secretaria-Geral de Infra- -estruturas, através da sub-direcção geral de Planificação Ferroviária, coloque a exposição pública o estudo informativo.

Xoán Vázquez Mao transmitiu ao secretário-geral de Infraestruturas a sua preocupação pelos prazos, mas “em qualquer caso as lutas políticas não devem afectar compromissos institucionais entre o Governo de Espanha e a comunidade autónoma da Galiza”, referiu.
Perante a negação reiterada do secretário-geral de Infraestruturas de dar uma data para a exposição pública do estudo, Mao demonstrou o descontentamento comparativo pelo facto de os projectos da Galiza não terem data, enquanto o ministro se compromete publicamente com os projectos do Mediterrâneo, comunicando-lhe a sua intenção de falar com os deputados galegos em Madrid para que pressionem o cumprimento dos compromissos institucionais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.