Feira do Livro regressa às ruas e evoca Maria Ondina Braga e José Saramago
2011-04-22 às 09h00
A Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci) criticou ontem o Ministério da Educação pelos critérios que impôs ao financiamento dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), afirmando que vão levar a despedimentos e falta de dinheiro.
A rede de Centros de Recursos inclui associações de paralisia cerebral, associações de pais e amigos dos cidadãos deficientes mentais e cooperativas de educação e reabilitação de cidadãos inadaptados, entre outro tipo de organizações.
Em comunicado, a Fenacerci afirma que os critérios do Ministério para o financiamento dos centros, que recebem crianças e jovens para lhes dar apoio terapêutico e psicológico, não cobrem 'a totalidade das despesas' e reduzem 'o leque de profissionais que podem ser afetos a este tipo de ações'.
Esta situação 'vai certamente obrigar a despedimentos nalguns casos e falta de apoios noutros', aponta a Fenacerci.
Se o Ministério não aceitar rever as condições de financiamento, os centros terão 'dificuldades em garantir os apoios educativos especializados' necessários e 'certamente terão de dispensar largas dezenas de profissionais, muitos deles com larga experiência em educação especial'.
'Responsabilizamos totalmente o Ministério da Educação pela regressão que certamente iremos ter, se não for arrepiado caminho', reiterou a Fenacerci.
09 Junho 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário