Correio do Minho

Braga, terça-feira

Defesa: Presidente da República empossou general José Pinheiro como CEMFA
Garfe: criar um museu dos presépios é o sonho do padre Luís Fernandes

Defesa: Presidente da República empossou general José Pinheiro como CEMFA

Musealização das ruínas romanas das Carvalheiras cria parque urbano

Nacional

2011-02-23 às 23h57

Lusa

O Presidente da República, Cavaco Silva, deu hoje posse ao novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general José Pinheiro, numa cerimónia no Palácio de Belém.

O Presidente da República, Cavaco Silva, deu hoje posse ao novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general José Pinheiro, numa cerimónia no Palácio de Belém.

Na cerimónia de tomada de posse dos chefes dos ramos, ao contrário do que acontece na do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), o Presidente da República e o chefe empossado não discursam.

Na sessão de tomada de posse do novo CEMFA estiveram presentes o vice-presidente da Assembleia da República e deputado do PS, Vera Jardim, o ministro da Defesa, Santos Silva, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Luís Araújo, o antigo Presidente da República Ramalho Eanes e os deputados do PS José Lello e Marques Júnior, do PSD José Luís Arnaut e do CDS-PP João Rebelo.

O chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Saldanha Lopes, o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Oliveira Cardoso, e o general Valença Pinto (ex-CEME e ex-CEMGFA) e o almirante Melo Gomes (ex-CEMA) também marcaram presença.

O general José António de Magalhães Araújo Pinheiro era até agora - e desde fevereiro de 2009 - Comandante da Instrução e Formação da Força Aérea.

Ao longo da sua carreira, José Pinheiro desempenhou funções como Comandante da Base Aérea nº5, em Monte Real, e esteve colocado entre 2000 e 2002 no Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

Em 2004 assumiu as funções de comandante da Academia da Força Aérea, em Sintra, e entre 2008 e 2009 foi segundo comandante do NATO Joint Force Command Lisbon, em Oeiras.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.