Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Das tradições seculares ao requinte dos novos tempos
Esposende assinala Dia Mundial do Animal com sensibilização dos mais novos

Das tradições seculares ao requinte dos novos tempos

Centro Pastoral da Paróquia de Oliveira S. Pedro passou do sonho à realidade

Das tradições seculares ao requinte dos novos tempos

Nacional

2024-09-10 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Região abriu as portas para cumprir a tradição de mostrar tudo o que está por trás de um copo de vinho. Os projectos, a oferta no enoturismo de um universo capaz de fazer viajar pela história.

Citação

9.05 horas. A Braga ainda está estremunhada, ensonada da noite longa da festa, do branco que pintou a cidade. Muita dela ainda dorme e nas terras altas do Minho já a natureza crua faz das suas. À medida que começamos a subir em direcção à Casa da Tojeira, nas terras de Basto, zona que em séculos antigos foi até abrasonada, as nuvens dançam com os pinheiros, ao nível da estrada. O sol, num esforço titânico, tenta planitinar os céus, lutando contra pingos ligeiros de chuva e essa deliciosa neblina. Ao longe vão-se avistando algumas casas, quase todas em brancos, que apenas se percebem quando os raios lhe tocam. São as primeiras notas de Outono, acrescido do friozinho que já marca as manhãs e as noites. É Setembro a setembrar…
Casa da Tojeira. Uma história imperdível. Reza a lenda que um tenente do exército português solteiro e sem filhos, chegou um dia a um café a Guimarães, viu a sua proprietária grávida e disse-lhe se a criança que ela trazia consigo fosse um rapaz que ele seria o padrinho. Foi assim, que como único herdeiro,
Dos quartos com camas pequenas e carregados de religiosidade, da sala de armas, da pequena capela com três trabalhos em azulejos, do salão de jogos para os homens fumarem o seu charuto, à sala de chã, onde as mulheres trocavam impressões, a uma cozinha regional, com um forno de lenha e bordados da zona de Guimarães, das referências vínicas passadas, os antigos lagares e até um caixão de uvas, toda a Casa da Tojeira é um museu imperdível.
Na vinha são mais de uma uma dezena de castas plantadas. Ali, ao lado Casa, há vinte hectares numa encosta ligeiramente acentuada, mas há também a vinha de Vilar. Castas da região, mas também internacionais. Em prova estiveram oito vinhos. O azal conquistou, tal como os vinhos mais complexos. Destaque para o Tojeira 2020, que está perfeito e os sabores terciários do 2017, uma fantástica surpresa. Para fechar um brinde com espumante Pinot Noir, sinal de despedida para outra paragem.
No total eram 14 os espaços aderentes, mas o Correio do Minho esteve em dois, duas realidades distintas. O?lado mais tradicional do Minho e a luxuosi- dade que esgota com turistas de vários pontos do globo. O?Monverde - Wine Experience Hotel é o Cristiano Ronaldo da região. Sem sombras de dúvidas. Sedutor, elegante, de fino trato. Há ali uma linhagem nas suas gentes, uma doutrina a partir do momento em que se entra nas suas portas. Uma visita às vinhas em pleno pôr-do-sol, um vislumbre para as vistas, os seus espaços, arquitectonicamente inseridos na paisagem, uma paragem para provar uma uva de vinhão já madura e prestes a ser vindimada tornou a visita num tónico perfeito para aquilo que se iria seguir:?um jantar vínico de eleição. Amuse-Boche de mozarela, bacalhau com gelado de pimenta rosa, uma ida ao mar, uma visita à uma quinta de patos, ambos os pratos com legumes saídos da horta e no final imperou um gelado de baunilha negra. Ah! Os vinhos? Provar o 4 barricas é tocar nos céus. E fechar com um sweet tentations é o melhor convite para voltar a repetir a visita. Sim, porque na região dos Vinhos Verdes, fica sempre o convite para voltar. As portas parece que nunca se fecham. Às vezes sentimos que estão sempre abertas...

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho