Correio do Minho

Braga, terça-feira

D. Diogo de Sousa e Carlos Amarante no top do ranking das escolas
Exposição ‘Minhotos de pele salgada’ convida a uma visita

D. Diogo de Sousa e Carlos Amarante no top do ranking das escolas

Greve dos enfermeiros com adesão de 75% no Hospital de Braga

Ensino

2018-02-04 às 06h00

Paula Maia

Colégio Privado ocupa a quinta posição a nível nacional e a escola figura entre as dez melhores do ensino público. O distrito de Braga coloca-se na segunda posição do que diz respeito às médias obtidas pelos alunos nos exames nacionais.

O Colégio S. Diogo de Sousa e a Escola Secundária Carlos Amarante, dois estabelecimentos de ensino concelhios, voltam a ocupar lugar de destaque no ranking nacional. O colégio privado de Braga ocupa a quinta posição a nível nacional (a primeira a nível distrital) e a escola pública a 50.ª posição, estando no top das dez melhores escolas públicas do país.

Tal como se tem verificado em anos anteriores, os primeiros lugares das escolas com melhores médias nos exames nacionais do ensino secundário são ocupados por colégios privados. Numa lista de 521 estabelecimentos de ensino, a primeira escola pública surge em 28.º lugar.

O director do Colégio D. Diogo de Sousa diz que trabalhar para o sucesso dos alunos é o objectivo final do trabalho desta comunidade escolar. Fazer um percurso de sucesso e ingressar na universidade, no curso que desejam, é o que pretendemos para os nossos alunos, avança o padre Cândido Azevedo que nos últimos anos tem visto o Colégio D. Diogo de Sousa nos lugares cimeiros a nível nacional.

Reagindo às notícias de que o D. Diogo de Sousa é um dos colégios privados que inflacionam as notas, o padre Cândido Azevedo argumenta que, tendo em conta que não há indicador mais objectivo dos que os exames nacionais, o colégio é, a nível distrital, o estabelecimento com menor diferencial entre a nota interna e as notas dos exames nacionais. Esse é um ponto de honra para nós, diz a propósito do dirigente, explicando que o estudo feito pelo Ministério da Educação assenta em pressupostos errados, colocando o colégio numa situação desalinhada face aos restantes. Este é um facto que, segundo o padre Cândido coloca em causa do nosso trabalho que é feito com muita exigência e rigor.

O responsável frisa ainda que o Colégio D. Diogo de Sousa não trabalha só para os exames, desenvolvendo também, ao longo do ano lectivo, várias actividades de cariz cultural - como a música ou a literatura - no sentido do desenvolvimento integral dos estudantes.

Hortense Santos, directora da Escola Secundária Carlos Amarante diz que o resultado obtido pela escola - que subiu a sua posição face ao ano anterior - representa um orgulho para toda a comunidade escolar, sem excepção.
A responsável diz que são vários os factores que colocam a Carlos Amarante nos primeiros lugares do ensino público em Portugal, a começar pelo trabalho em contexto de sala de aula. Os alunos que manifestam maiores dificuldades têm um acompanhamento mais permanente, mas Hortense Santos avança que há também bons alunos que frequentam as aulas de apoio com o objectivo de subir ainda mais as suas notas.
O bom ambiente que se respira nesta escola, onde o sentido de pertença é bem notório, é outro dos factores destacados pela directora. Habituada a receber alunos com objectivos bem definidos esta é uma das escola do distrito com maior colocação de alunos do ensino superior.

O distrito de Braga ocupa o segundo lugar no ranking dos distritos onde as escolas obtiveram as melhores médias nos exames nacionais.
Viana do Castelo ocupa a quinta posição.

No concelho de Braga, depois do Colégio D. Diogo de Sousa e da secundária Carlos Amarante, surge o Externato D.?Afonso Henriques na terceira posição; a escola secundária D. Maria II, na quarta posição; a escola Alberto Sampaio na quinta posição; o Externato Carvalho de Araújo na sexta posição; a secundária Sá de Miranda na sétima posição e, na oitava posição, a Escola Secundária de Maximinos.
A Escola Secundária das Taipas é a melhor escola do concelho de Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.