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As Nossas Escolas

2023-06-17 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Ranking das escolas com base nos resultados dos exames do Ensino Secundário foram ontem divulgados. No concelho de Braga, o Colégio D. Diogo de Sousa e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian apresentam as melhores médias.

Citação

O Colégio D. Diogo de Sousa. do sector privado, e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, da rede pública, destacaram-se entre os estabeleci- mentos do concelho de Braga quanto ao desempenho nos exa-mes nacionais do Ensino Secundário em 2022, ano em que a média dos alunos das escolas públicas voltou a afastar-se da dos colégios, com uma diferença de 1,69 valores numa escala de 0 a 20. Em 2021, a diferença foi de 1,4 valores, segundo uma análise a 194 607 provas realizadas.
A média nacional dos alunos dos colégios foi de 12,9 valores (em 2021 foi 12,7) e a das escolas públicas foi 11,2 (em 2021 foi 11,3).
O ano passado, com uma média de 16 valores, o Colégio D. Diogo de Sousa ficou em 3.º lugar o do 'ranking' elaborado pela Agência Lusa, liderado pelos alunos do Grande Colégio Universal com uma média de 16,37 valores nos 184 exames realizado.

Ao Correio do Minho, o administrador do Colégio D. Diogo de Sousa, António Araújo, relevou que, em 2022, foram realizados neste estabelecimento de ensino 659 provas de avaliação, número bastante significativo no contexto nacional.
Segundo este responsável, os bons resultados obtidos nos exames nacionais representam “a consolidação de um projecto educativo assente na motivação dos alunos para o estudo”.
O administrador do D. Diogo, estabelecimento com mais de 2 100 alunos, do pré-escolar ao secundário, refere que não houve “surpresa” com a posição do no ‘ranking’ dos exames nacionais, uma vez que a mesma surge em linha com os resultados obtidos nos últimos sete anos.

O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, com uma média de 15,11 valores para o conjunto de mais de meia centena de exames do secundário realizados em 2022, lidera entre os estabelecimentos de ensino da rede pública.
A directora do Conservatório, Ana Maria Calheiros, reconhece o “contexto favorável” de que o estabelecimento de ensino integrado de música beneficia, com muitos alunos a cumprirem um ciclo de aprendizagem a partir do 1.ºciclo do ensino básico.
A directora garante que aparecer a liderar o ‘ranking’ das escolas públicas “não é objectivo da escola, que não tem necessidade de publicidade para captar alunos”. Mesmo assim, “é melhor aparecer por bons motivos.
A partir dos dados divulgados pelo Ministério da Educação, conclui-se que a região Norte apresenta as melhores médias dos exames do ensino secundário por distrito.
O Porto surge no topo da tabela com 12 valores, um lugar que nos últimos anos pertenceu a Viana do Castelo, que agora surge em 2.º lugar com 11,8 valores, seguido do distrito de Braga com 11,75 valores.

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