Correio do Minho

Braga,

- +
“Curso superior é hoje requisito importante para se ter um percurso profissional”
HC Braga defronta FC Porto para a Taça Continental

“Curso superior é hoje requisito importante para se ter um percurso profissional”

Hospital de Braga: caminhar pelo coração

“Curso superior é hoje requisito importante  para se ter um percurso profissional”

Ensino

2023-05-07 às 09h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

ALTICE FORUM recebeu cerimónia da Imposição de Insígnias, que juntou perto de dois mil finalistas da Universidade do Minho. Reitor Rui Vieira de Castro enalteceu percurso dos estudantes e lembrou a importância de um curso superior em termos futuros.

Citação

Foi com uma mensagem de esperança no futuro e de reconhecimento que o Reitor da Universidade do Minho parabenizou perto de dois mil alunos finalistas na emblemática cerimónia de Imposição de Insígnias, que este ano decorreu no Altice Forum Braga - onde também estão a decorrer as Monumentais Festas do Enterro da Gata -, palco escolhido à última da hora devido às condições meteorológicas e à chuva que se fez sentir.
“Primeiro, uma mensagem de parabéns por terem chegado a esta fase quase final de desenvolvimento das primeiras etapas de formação académica no ensino superior. Agradecer também o trabalho feito por todas as pessoas quer permitiram que este percurso se realizasse, os professores, os trabalhadores não docentes e as famílias dos estudantes, que muitas vezes com esforço significativo criaram condições para que pudessem fazer estes percursos”, sublinhou Rui Vieira de Castro, desejando-lhes “felicidades para o futuro, no plano pessoal e no plano profissional”.
Recordando, em qualquer caso, “que a universidade estará sempre disponível para os acolher, se quiserem prosseguir estudos de pós-graduação no futuro ou de formação contínua”, o Reitor destacou ainda “a importância” da experiência vivida ao longo dos anos de estudo na Universidade do Minho.
“Todas as pessoas que passaram pelo ensino superior sabem como as amizades consolidadas neste período são amizades que permanecem para a vida, mas também as experiências de natureza tipicamente académica, de qualificação técnica e de qualificação cultural que os tornam, esperamos nós, mais aptos para lidar com aquilo que são os desa- fios que as sociedades contemporâneas oferecem”, referiu Rui Vieira de Castro.
E com um ciclo concluído, que futuro se pode perspectivar para estes jovens recém-licenciados?
“É sempre muito difícil prever o futuro, mas há uma certeza que temos e que está baseada em evidência empírica, não é apenas uma impressão, que é a de que as pessoas que têm educação superior estão muito mais aptas a ingressar no mercado de trabalho e muito mais aptas a resistir às transformações que os mercados de trabalho vão fornecendo. Isto é o que variadíssimos estudos conduzidos, por exemplo, pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), nos mostram”, revelou o Reitor da Universidade do Minho, deixando claro que “possuir um curso superior é hoje um requisito muito importante para se ter um percurso profissional que corresponda às expectativas de cada um”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho