Festival quer celebrar a guitarra clássica em Monção entre 15 e 18 de Junho
2025-02-12 às 09h30
Semana da Engenharia Informática começou ontem e decorre até sexta-feira no campus de Gualtar da Universidade do Minho. Alunos têm oportunidade de estabelecer contactos com empresas de vários sectores.
O curso de Engenharia Informática da Universidade do Minho é dos mais procurados pelo tecido empresarial. A relação do curso com as empresas é uma das vertentes da 15.ª Semana de Engenharia Informática que decorre até sexta-feira na Universidade do Minho (UMinho).
“Felizmente, no ramo da informática temos tido grande empregabilidade por conta das novas tecnologias que estão a surgir, seja da Inteligência Artificial, seja de sistemas distribuídos. Tudo em volta da Informática acaba por crescer bastante e todo o mundo hoje acaba por ser tecnológico e são necessários engenheiros informáticos em todo o lugar”, apontou Mário Rodrigues, responsável pela organização da 15ª Semana da Engenharia Informática.
O evento tem como finalidade promover a ligação entre o mundo académico e o universo empresarial da região.
“Esta semana acaba por ser um complemento ao nosso curso, porque muitas das vezes os estudantes fazem o curso mas não têm muito contacto com as empresas. Com isto conseguimos esse contacto e ganhar a primeira oportunidade profissional”, afirmou Mário Rodrigues.
O presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, considerou que o programa da iniciativa é ambicioso e destacou a “relevância de terem formação em contexto de sala de aula e com outras dimensões, com envolvimento de várias entidades”.
O director do Curso de Engenharia Informática, António Sousa, lembrou os 50 anos da Escola de Engenharia e do Departamento de Informática da UMinho.
O pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, destacou que “a universidade do futuro é uma universidade aberta, mas também é trazer para a universidade as novas ideias e novas formas de trabalhar”.
O pró-reitor considerou ain- da que a Semana da Engenha- ria Informática pode ser factor de atractividade de mais estu- dantes.
“Nós temos estudantes de várias nacionalidades. Iniciativas como estas podem atrair alunos”, disse Manuel Joâo Costa.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou que a capital do Minho é uma cidade de oportunidades.
“Braga soa a futuro porque consegue ser um pólo de grande crescimento, de grande inovação. Braga foi considerada a cidade mais inovadora a nível europeu e isso tem a ver com a formação que aqui é ministrada”, frisou Ricardo Rio.
A Semana da Engenharia Informática é organizada pelo CeSIUM - Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho e conta com a participação de cerca de 800 estudantes.
O programa contempla várias palestras e workshops, tertúlias, uma noite de Bingo e um jantar empresarial. Paralelamente decorre uma mostra com a presença de 32 empresas.
O evento conta com o apoio da Associação Académica da Universidade do Minho.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário