Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Curso de Engenharia Informática da UMinho tem grande empregabilidade
Câmara Municipal de Viana do Castelo adquire 15 autocarros elétricos para assumir serviço de transporte de passageiros urbano

Curso de Engenharia Informática da UMinho tem grande empregabilidade

Festival quer celebrar a guitarra clássica em Monção entre 15 e 18 de Junho

Curso de Engenharia Informática  da UMinho tem grande empregabilidade

Braga

2025-02-12 às 09h30

Miguel Viana Miguel Viana

Semana da Engenharia Informática começou ontem e decorre até sexta-feira no campus de Gualtar da Universidade do Minho. Alunos têm oportunidade de estabelecer contactos com empresas de vários sectores.

Citação

O curso de Engenharia Informática da Universidade do Minho é dos mais procurados pelo tecido empresarial. A relação do curso com as empresas é uma das vertentes da 15.ª Semana de Engenharia Informática que decorre até sexta-feira na Universidade do Minho (UMinho).
“Felizmente, no ramo da informática temos tido grande empregabilidade por conta das novas tecnologias que estão a surgir, seja da Inteligência Artificial, seja de sistemas distribuídos. Tudo em volta da Informática acaba por crescer bastante e todo o mundo hoje acaba por ser tecnológico e são necessários engenheiros informáticos em todo o lugar”, apontou Mário Rodrigues, responsável pela organização da 15ª Semana da Engenharia Informática.
O evento tem como finalidade promover a ligação entre o mundo académico e o universo empresarial da região.
“Esta semana acaba por ser um complemento ao nosso curso, porque muitas das vezes os estudantes fazem o curso mas não têm muito contacto com as empresas. Com isto conseguimos esse contacto e ganhar a primeira oportunidade profissional”, afirmou Mário Rodrigues.
O presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, considerou que o programa da iniciativa é ambicioso e destacou a “relevância de terem formação em contexto de sala de aula e com outras dimensões, com envolvimento de várias entidades”.
O director do Curso de Engenharia Informática, António Sousa, lembrou os 50 anos da Escola de Engenharia e do Departamento de Informática da UMinho.
O pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, destacou que “a universidade do futuro é uma universidade aberta, mas também é trazer para a universidade as novas ideias e novas formas de trabalhar”.
O pró-reitor considerou ain- da que a Semana da Engenha- ria Informática pode ser factor de atractividade de mais estu- dantes.
“Nós temos estudantes de várias nacionalidades. Iniciativas como estas podem atrair alunos”, disse Manuel Joâo Costa.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou que a capital do Minho é uma cidade de oportunidades.
“Braga soa a futuro porque consegue ser um pólo de grande crescimento, de grande inovação. Braga foi considerada a cidade mais inovadora a nível europeu e isso tem a ver com a formação que aqui é ministrada”, frisou Ricardo Rio.
A Semana da Engenharia Informática é organizada pelo CeSIUM - Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho e conta com a participação de cerca de 800 estudantes.
O programa contempla várias palestras e workshops, tertúlias, uma noite de Bingo e um jantar empresarial. Paralelamente decorre uma mostra com a presença de 32 empresas.
O evento conta com o apoio da Associação Académica da Universidade do Minho.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho