Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda
Selos de qualidade erguem-se na Praia Fluvial do Faial

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

AF Braga entra com o pé direito e a golear no Lopes da Silva

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Ensino

2024-03-18 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

A Aliança de Pós Graduação da UMinho apresenta três novos cursos. Desenvolvimento sustentável, transição digital e gestão de projetos de engenharia são os desafios propostos.

Citação

Comprometido com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o curso “Desenho de Ruas” da Aliança de Pós- Graduação da UMinho nasce a pensar nos novos desafios urbanos.
A ONU estima que, em 2050, 80% da população mundial viverá nas cidades. O desafio é converter os espaços urbanos em lugares mais sustentáveis, inclusivos e habitáveis, tal como aponta a nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas.

Alinhado com este desígnio, foi criado Curso Breve em Desenho de Ruas, promovido pela EAAD – Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, em colaboração com o Município de Braga, Gajurb Urbanismo Habitação e The Future of Streets, aborda a renovação urbana numa perspectiva ecológica e inovadora. As candidaturas estão abertas até 20 de março.
“É talvez a primeira formação, em contexto nacional, pensada para as ruas que não é feita dentro daquilo que são as engenharias de mobilidade e das engenharias de vias. É feita num contexto de uma Escola de Arquitetura, Arte e Design, portanto, ela simultaneamente alarga para uma visão disciplinarmente mais aberta da intervenção nas ruas”, explicou Ivo Oliveira, coordenador do Curso Breve Desenho de Ruas.

Transição digital e Gestão de projetos

“Soluções Empresariais Digitais” é outro curso do portefólio da Aliança de Pós Graduação, cujo prazo de candidaturas termina no próximo dia 20.
Promovido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho com a colaboração da Abaco Systems, Accenture, F3M, Fujitsu Portugal, Hydra IT e Mercedes-Benz Portugal, esta formação é ministrada por profissionais especializados da área, o que permitirá aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos em aplicações informáticas empresariais e estratégias para a transição digital.

As parcerias empresariais são um dos fatores distintivos destes cursos. A Bosch Portugal, TUB - Transportes Urbanos de Braga e BIMMS Management Solutions são parceiros da formação especializada em Introdução à Gestão de Projetos de Engenharia, uma iniciativa da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, com candidaturas abertas até dia 22 de março.
No final, todos os estudantes (maiores de 18 e residentes em Portugal) aprovados poderão ser elegíveis para uma bolsa de mérito, conforme os critérios definidos no projeto (financiamento PRR/NextGenerationEU).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho