Correio do Minho

Braga, terça-feira

Cultura têxtil e criação artística entrelaçam-se no território
Doçaria caseira e saudável é imagem de marca do Chá das Marias

Cultura têxtil e criação artística entrelaçam-se no território

Visitas a empresas mostram diversidade do tecido económico do concelho

Vale do Ave

2018-07-20 às 06h00

Isabel Vilhena

A 4.ª edição da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea Contextile vai ‘habitar’ os espaços culturais e artísticos, públicos e privados, da cidade de Guimarães.

Com inauguração marcada para 1 de Setembro e encerramento a 20 de Outubro, a 4.ª edição da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea Contextile vai ‘habitar’ os espaços culturais e artísticos, públicos e privados, da cidade de Guimarães.
Nasceu em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, e desde então “tem vindo a crescer, sendo reconhecida, dentro e fora de portas, como uma referência na Arte Têxtil Contemporânea, contando na presente edição com mais de 200 artistas internacionais e nacionais”, referiu Joaquim Pinheiro, director da Contextile, na apresentação do evento que decorreu na Casa da Memória em Guimarães.

A Bienal de Arte Têxtil tem como matriz conceptual colocar o têxtil no contexto da arte contemporânea. “Envolver e incitar a cooperação entre o património da indústria têxtil e a criação artística contemporânea é um objectivo claramente definido pela Contextile, pretendendo afirmar Guimarães como território de cultura têxtil. Entrelaçando a tradição e inovação no têxtil com a cultura e a criatividade”, explica a organização da Contextile.
A Bienal deste ano centra-se no conceito do (In) Orgânico, transversal a todas a criações artísticas e conteúdos programáticos.
Ann Hamilton, artista norte-americana sobejamente conhecida no contexto da arte contemporânea internacional é uma das artistas convidadas da bienal de arte têxtil, que realizará uma intervenção na cidade de Guimarães em grande escala, expressando a interligação da arte contemporânea e o têxtil com a sua envolvente territorial e espacial.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.