Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
CTB leva peça de teatro ao Uzbequistão
CIAJG convida-nos a mergulhar na exposição "Problemas do Primitivismo – a partir de Portugal" com Mariana Pinto dos Santos e Ludgero Almeida

CTB leva peça de teatro ao Uzbequistão

Empresas dos parques industriais valem 4,2 mil milhões de facturação

CTB leva peça de teatro ao Uzbequistão

Braga

2023-06-09 às 12h27

Miguel Viana Miguel Viana

Texto da autoria de Tchekov vai ser encenado em co-produção pela Companhia de Teatro de Braga na cidade de Karschi e inclui actores portugueses e do Uzbequistão.

Citação

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) vai encenar dois textos de Tchekov em Setembro no Uzbequistão.
A peça ‘O Pedido de Casamento’ resulta de um protocolo entre a CTB e o Teatro de Karshi, no âmbito da Eurasia Theatre Association (ETA). O acordo foi assinado em Fevereiro passado no Uzbequistão e foi cconfirmado na quarta-feira no Theatro Circo.
“É um protocolo que visa a colaboração e a parceria cultural entre as duas cidades, (Karshi e Braga), a partir do teatro. Nós vamos fazer uma co-produção, que eu vou dirigir em Agosto. Vamos trabalhar sobre Tchekov depois o espectáculo virá cá, e faremos outra co-produção cá com actores portugueses e do Uzbequistão”, explicou Rui Madeira, director da CTB.

Rui Madeira acrescentou que há falta de conhecimento, por parte da Europa central e mediterrânica, da cultura dos países que se tornaram independentes da Rússia.
“Nós conhecemos muito pouco da criação artística destes países. Quando fazemos a mostra internacional de teatro é também para dar essa possibilidade à cidade de Braga de ir reconhecendo e ir tomando contacto com outras realidades culturais e artísticas”, explicou Rui Madeira.
O protocolo é encarado pelos representantes do Teatro de Casca Dária como “uma grande colaboração entre as culturas do Uzbequistão e de Portugal. O programa permite a troca de artistas, de encenadores. de textos clássicos”, disse Aibek Kapadze, representante da Associação Internacional de Teatro e do Ministério da Cultura do Uzbequistão.
A obra de Tchekov é considerada muito popular no Uzebequistão.

Aibek Kapadze reforçou também o desejo de apresentar a peça co-produzida com a CTB “no festival internacional de teatro de Braga do próximo ano”.
O director do Teatro Nacional de Karshi do Uzebequistão, Utrik Karimovich, disse também estar “muito contente por estar em Braga e espera poder continuar a contar com a colaboração da CTB”.
O Teatro Nacional de Karshi é um dos maiores e mais importantes teatros do Uzbequistão, e encontra-se localizado numa das mais importantes cidades daquele pais, com cerca de dois milhões de habitantes.
Karshi é a capital da região da Casca Dária e integra o antigo Caminho da Seda.
Além de Portugal e do Uzbequistão, a ETA é composta por países como: Azerbeijão, Bulgária, França, Geórgia, Índia, Itália, Cazaquistão, Kosovo, Quirguistão, Lituânia, Holanda, Chipre, Polónia, Roménia, Sérvia, Espanha, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho