Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
CTB leva peça de teatro ao Uzbequistão
Grupo espanhol vai construir hotel com 129 quartos em Viana do Castelo

CTB leva peça de teatro ao Uzbequistão

Minhotos (quase) todos em viagem

CTB leva peça de teatro ao Uzbequistão

Braga

2023-06-09 às 12h27

Miguel Viana Miguel Viana

Texto da autoria de Tchekov vai ser encenado em co-produção pela Companhia de Teatro de Braga na cidade de Karschi e inclui actores portugueses e do Uzbequistão.

Citação

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) vai encenar dois textos de Tchekov em Setembro no Uzbequistão.
A peça ‘O Pedido de Casamento’ resulta de um protocolo entre a CTB e o Teatro de Karshi, no âmbito da Eurasia Theatre Association (ETA). O acordo foi assinado em Fevereiro passado no Uzbequistão e foi cconfirmado na quarta-feira no Theatro Circo.
“É um protocolo que visa a colaboração e a parceria cultural entre as duas cidades, (Karshi e Braga), a partir do teatro. Nós vamos fazer uma co-produção, que eu vou dirigir em Agosto. Vamos trabalhar sobre Tchekov depois o espectáculo virá cá, e faremos outra co-produção cá com actores portugueses e do Uzbequistão”, explicou Rui Madeira, director da CTB.

Rui Madeira acrescentou que há falta de conhecimento, por parte da Europa central e mediterrânica, da cultura dos países que se tornaram independentes da Rússia.
“Nós conhecemos muito pouco da criação artística destes países. Quando fazemos a mostra internacional de teatro é também para dar essa possibilidade à cidade de Braga de ir reconhecendo e ir tomando contacto com outras realidades culturais e artísticas”, explicou Rui Madeira.
O protocolo é encarado pelos representantes do Teatro de Casca Dária como “uma grande colaboração entre as culturas do Uzbequistão e de Portugal. O programa permite a troca de artistas, de encenadores. de textos clássicos”, disse Aibek Kapadze, representante da Associação Internacional de Teatro e do Ministério da Cultura do Uzbequistão.
A obra de Tchekov é considerada muito popular no Uzebequistão.

Aibek Kapadze reforçou também o desejo de apresentar a peça co-produzida com a CTB “no festival internacional de teatro de Braga do próximo ano”.
O director do Teatro Nacional de Karshi do Uzebequistão, Utrik Karimovich, disse também estar “muito contente por estar em Braga e espera poder continuar a contar com a colaboração da CTB”.
O Teatro Nacional de Karshi é um dos maiores e mais importantes teatros do Uzbequistão, e encontra-se localizado numa das mais importantes cidades daquele pais, com cerca de dois milhões de habitantes.
Karshi é a capital da região da Casca Dária e integra o antigo Caminho da Seda.
Além de Portugal e do Uzbequistão, a ETA é composta por países como: Azerbeijão, Bulgária, França, Geórgia, Índia, Itália, Cazaquistão, Kosovo, Quirguistão, Lituânia, Holanda, Chipre, Polónia, Roménia, Sérvia, Espanha, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho