Seniores descobrem o mundo dos cogumelos shiitake biológicos
2025-05-16 às 06h00
Dentro de dois anos, o Centro Social do Vale do Homem vai ter três creches em funcionamento. Ao Clube dos Pequenos, em Gualtar, vão juntar-se uma nova creche em Merelim S. Pedro e outra na Vila de Pico de Regalados, em Vila Verde.
Dentro de dois anos, o Centro Social do Vale do Homem (CSVH) terá mais duas creches a funcionar, uma em Merelim São Pedro, no concelho de Braga, e outra na Vila de Pico de Regalados, em Vila Verde.
Com estas creches - que se vêm juntar ao Clube dos Pequenos que em Dezembro abriu portas em Gualtar - o CSVH vai garantir mais 92 lugares para bebés, 46 em cada uma.
Em declarações ao Correio do Minho, Jorge Pereira revelou que foi assinada na passada terça-feira, com a Câmara Municipal de Braga, a escritura para a cedência do terreno onde o CSVH vai construir a creche em Merelim São Pedro. Trata-se de uma parcela de terreno com 1.229 metros quadrados, sita no lugar da Quinta.
“Os projectos para esta creche já estão a ser elaborados há cerca de uma mês, já foram avaliados pela Segurança Social e vão entrara no Câmara Municipal”, referiu Jorge Pereira, que falava à margem da 8.ª Tertúlia do CSVH, sobre o tema ‘(Des)Envolver a Criança na Infância’, no auditório do IPCA, em Braga.
O objectivo é ter tudo o processo de candidatura pronta para submeter logo que abra o novo programa PARES.
“Se o PARES abrir, como prevemos, logo a seguir à tomada de posse do novo Governo, o início da obra ocorre em Janeiro de 2026 e esperamos abrir a creche de Merelim até ao final desse ano ou início de 2027”, avançou.
Em Vila Verde, o CSVH vai criara uma creche na Vila de Pico de Regalados, também com 46 lugares, colmatando uma necessidade daquela zona do concelho, onde não existe esta resposta.
Jorge Pereira admite que neste caso o processo poderá ser mais rápido, porque a creche vai nascer da adaptação de um antigo jardim-de-infância.
No âmbito do apoio a outras franjas da população, Jorge Pereira avançou ainda que, antes do Verão, o CSVH vai abrir a Casa Mãe – Quinta do Senhor, uma estrutura de apoio à deficiência, localizada em Vila Verde. Esta resposta contempla um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e uma Residência de Autonomização e Inclusão (RAI), cuja finalidade é proporcionar um am-biente acolhedor, inclusivo para pessoas com deficiência.
Já em Barcelos, o CSVH também vai abrir as Casas da Aldeias, um projecto de RAI com o sistema inovador de ‘cohousing’ que vai dar resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade mas que conseguem viver de forma autónoma, proporcionando-se assim condições para um projecto de vida mais inclusivo, nomeadamente através da formação, apoio nas actividades de vida diária, integração no local de trabalho, entre outras acções.
18 Junho 2025
18 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário