Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Crianças sensibilizadas para os benefícios do consumo da sopa
Bombeiros Voluntários receberam 31 equipamentos de protecção individual

Crianças sensibilizadas para os benefícios do consumo da sopa

Banco Alimentar apela novamente à solidariedade

Ensino

2019-02-17 às 13h00

Redacção

Alunos da EB1 de S. Lázaro (Braga) e das EB1’s de Terras de Bouro e de Valdosende participaram na última sessão do programa ‘5 ao Dia’ onde se abordou a importância do consumo da sopa.

O incentivo ao consumo de sopas esteve em destaque na última sessão do programa ‘5 ao Dia’, que decorreu no Mercado Abastecedor de Braga, e que contou com a participação dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico de S. Lázaro, Braga, assim como das EB1’s de Terras de Bouro e de Valdosende, do concelho de Terras de Bouro.
Nesta época invernal foi dado especial destaque à recomendação da Direcção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito do Plano de Saúde Sazonal - Inverno & Saúde, sobre os benefícios do consumo de sopa, uma vez que a mesma assume uma função reconfortante que permite manter o corpo quente e hidratado, sendo ideal para todas as idades, para além de ser um alimento que apresenta um elevado valor nutricional e um baixo valor calórico.
Neste âmbito, as nutricionistas Joana Sampaio e Analisa Neto, informaram as crianças da importância da inclusão da sopa na alimentação diária e os seus benefícios para a saúde, destacando algumas das principais vantagens do consumo de uma sopa com bastante variedade de hortícolas. Quando consumida no início da refeição, a sopa regula o apetite; é uma boa fonte de vitaminas e minerais; fornece substâncias protectoras ao organismo, como antioxidantes; é também fonte de fibras, podendo ajudar na regulação do trânsito intestinal; ajuda a uma adequada hidratação; tem baixo valor calórico e são de fácil digestão.
As nutricionistas realçaram ainda que as sopas são de fácil preparação e conservação, podendo congelar-se em doses individuais, e que representam também um baixo custo no orçamento familiar. Informaram, por fim, da existência de uma vasta panóplia de receitas de sopas, sendo que, a forma de confecção de algumas pode ser consultada no site da Alimentação Saudável da DGS.
Refira-se que o consumo de hortícolas é essencial para uma alimentação equilibrada, variada e completa, estando associado a um bom funcionamento do organismo e à prevenção de diversas doenças crónicas não transmissíveis.
O incentivo ao consumo de sopa pelas crianças é, desta forma, um dos principais contributos para o cumprimento dos objectivos preconizados pelo programa ‘5 ao Dia’, que visa a promoção do consumo diário de cinco porções de hortícolas e frutos junto de crianças em idade escolar, de modo a potenciar uma alimentação saudável e promover a alteração de hábitos alimentares com vista à condução de estilos de vida saudáveis.
Na próxima quarta e quinta-feira decorrerá a 26ª e 27ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB S. Lázaro, EB Fraião, Bracara Augusta, Ortigueira e Coucinheiro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.