Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Crianças sensibilizadas para a redução do consumo de açúcares
Inaugurado Museu Virtual da Memória Marítima

Crianças sensibilizadas para a redução do consumo de açúcares

Município de Arcos de Valdevez promove integração de jovens no mercado de trabalho

Crianças sensibilizadas para a redução do consumo de açúcares

As Nossas Escolas

2020-02-03 às 08h03

Redacção Redacção

Temática desta semana do programa ‘5 ao Dia’ incidiu sobre o consumo excessivo de açúcar como um dos principais factores que contribuiu para o aparecimento de doenças crónicas.

Os alunos do 4.º ano das Escolas Básicas do 1.º Ciclo da Presa e da Eira Velha, de Adaúfe, assim como os alunos do 5.º ano da EB 2,3 de Amares que participaram esta semana no programa ‘5 ao Dia’, promovido pelo Mercado Abastecedor de Braga, foram sensibilizados para a necessidade de modificar hábitos ali- mentares e praticar exercício físico com o objectivo de de prevenir algumas doenças crónicas.
A temática desta semana teve especial incidência sobre o consumo excessivo de açúcar como um dos principais factores que contribui para o aparecimento de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, cárie dentária e de alguns tipos de cancro.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda reduzir-se a ingestão de açúcar para menos de 10% do total da ingestão calórica, através da ingestão de, no máximo, 25 gramas de açúcar por dia, o que equivale a seis colheres de chá de açúcar.
A OMS refere ainda que, o consumo de açúcares pelas crianças portuguesas aproxima-se dos 25% da energia ingerida diariamente, ou seja, cinco vezes acima dos 5% ideais.

Apesar das percentagens não serem muito animadoras, Portugal está no caminho para uma melhoria dos hábitos alimentares, existindo algumas medidas públicas nesse sentido, tais como, os acordos celebrados com a Indústria Alimentar, a introdução do Imposto Especial sobre o Consumo de Bebidas Açucaradas e Adicionadas de Edulcorantes, bem como o incentivo ao consumo de hortofrutícolas junto das crianças através do Regime da Fruta Escolar que consiste na sua distribuição pelas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, para além de uma maior sensibilização e literacia sobre a leitura dos rótulos, acompanhada de uma crescente consciencialização da importância de manter hábitos alimentares saudáveis.

Recorde-se que o prograna ‘5 ao Dia’ é uma iniciativa da responsabilidade da Associação ‘5 ao Dia’, sendo coordenada em conjunto com a Câmara Municipal de Braga e a MARB, com o objectivo de promover junto das crianças em idade escolar uma alimentação saudável através do consumo diário de, pelo menos, cinco porções de hortofrutícolas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho