Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Crianças e jovens do Bairro das Andorinhas ganham ‘Sala de Apoio ao Estudo’
Refeições e outros apoios sociais estão a ser delineados pelos Agrupamentos de Escolas

Crianças e jovens do Bairro das Andorinhas ganham ‘Sala de Apoio ao Estudo’

Ponte de Lima aprova Requalificação do Centro Cívico de Vilar das Almas

Crianças e jovens do Bairro das Andorinhas ganham ‘Sala de Apoio ao Estudo’

Braga

2020-11-26 às 07h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

É mais um apoio que surge no seio da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, que acaba de equipar uma sala com material informático que vai disponibilizar à comunidade estudantil. O projecto é dinamizado pela Associação Gambozinos.

As crianças e jovens do Bairro das Andorinhas, em Braga, vão ter apoio ao estudo gratuito numa sala especial, totalmente equipada com computadores. O projecto é promovido pela Associação de Moradores, vai ser dinamizado pelo Núcleo do Norte da Associação Gambozinos e vai ser lançado já na próxima semana.
A sala informática está, neste momento, a ser montada pela Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas juntamente com amigos, cumprindo um sonho antigo, explica Flávio Vieira. “Já queríamos concretizar este projecto há algum tempo, mas precisávamos de apoio, nomeadamente de material e equipamento informático” indicou o presidente da agremiação, referindo que este ‘sonho’ foi apresentado à Câmara Municipal de Braga, liderada por Ricardo Rio, que, encetou esforços no sentido de o realizar e o apoio necessário foi conseguido.
“A Câmara de Braga agilizou o processo para conseguirmos ter finalmente o equipamento informático de que necessitávamos, o qual nos foi doado pela empresa ‘Webhelp’. Ao todo são dez computadores que nos foram cedidos pela empresa. É material semi-novo, que para nós é uma grande mais-valia pois permite- -nos montar uma sala de estudo com todas as condições para apoiar as nossas crianças e jovens na escola e nos seus estudos académicos”, sublinhou Flávio Vieira.
A instalação desta sala de apoio ao estudo vai contar, ainda, com a parceria da Junta de Freguesia de São Vicente, que vai apetrechá-la com mais um computador, uma impressora e um quadro, no sentido de garantir um apoio com todas as condições de ensino/aprendizagem.
Este apoio ao estudo será ministrado pelos jovens que integram o Núcleo de Braga da Associação Gambozinos - uma associação juvenil, sem fins lucrativos, assente no voluntariado e ligada à Companhia de Jesus - que terão a seu cargo a dinamização do projecto. Mas, na verdade, este é um trabalho que os jovens da Associação Gambozinos já faziam na prática, tal como explica Lucas Gonçalves, de 19 anos, que integra o movimento católico.
“O Bairro das Andorinhas é o nosso bairro de eleição dentro do nosso projecto ‘Gambozinos’. A nossa missão é estarmos presentes no bairro, estarmos junto da comunidade, das famílias e, sobretudo, dos mais jovens, tentando ser também um testemunho de Cristo”, disse o jovem bracarense.
“Na realidade, já vimos desenvolvendo esta componente de apoio ao estudo das crianças e jovens do bairro, sempre que detectámos qualquer caso ou necessidade nesse sentido, mas tínhamos que ir à casa das pessoas. Com pandemia tivemos que readaptar também os nossos projectos e actividades e agora a criação desta sala de estudo por parte da Associação de Moradores vai ajudar neste processo também, apoiando-nos em termos de condições para que nós continuemos a prestar também este apoio aos residentes do bairro”, frisou Lucas Gonçalves.
“A nossa missão no bairro é marcar presença e dar um acompanhamento extra a quem lá vive. Não estamos lá para resolver os problemas que o bairro e as famílias do bairro têm, mas para os ajudar a superar esses mesmos problemas, oferecendo amizade e atenção”, referiu o jovem ‘Gambozino’, indicando que no caso do apoio ao estudo, a ideia não é que funcione como um ‘centro de explicações’, mas sim um espaço onde se possam dissipar dúvidas, apoiar o estudo de alguma forma, mas também na expectativa de o movimento católico estar perto da juventude do bairro de uma forma produtiva e amiga.
A criação desta sala informática na Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas vem cumprir dois desideratos: por um lado possibilitar um espaço com condições de ensino/aprendizagem para que os ‘Gambozinos’ possam trabalhar no apoio ao estudo sempre que houver necessidade e, por outro lado, possibilitar uma ‘casa’ aos jovens ‘Gambozinos’, um local onde possam desenvolver as mais diversas actividades para a comunidade e onde esta possa ir ao seu encontro, sempre que precisar de um ‘ombro amigo’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho