Correio do Minho

Braga, terça-feira

Crianças divertem-se em oficina de monotipagem do Theatro Circo
José Maria Costa pede reunião de urgência à Ministra do Mar

Crianças divertem-se em oficina de monotipagem do Theatro Circo

Clube de Slot de Braga organiza sábado 3.º Festival Rally Slot

Braga

2018-08-10 às 07h00

Marta Amaral Caldeira

As oficinas de Verão do Theatro Circo são já uma das actividades preferidas para muitas crianças e adolescentes. Ontem decorreu mais a oficina ‘Impressão com gelatina’ e segue-se a ‘Marionetas’, dia 14.

Beatriz e Sofia foram duas das participantes, ontem, de mais uma oficina de Verão dinamizada pelo Theatro Circo de Braga, desta vez sobre a técnica de impressão com gelatina. Muitas das crianças e jovens que participam nestas oficinas são repetentes e outros vêm pela primeira vez visitar a casa mais nobre da cidade.
Além da possibilidade de visitar mais de perto o Theatro Circo, esta é também uma forma de “formar novos públicos” - diz Nuno Abreu, do Gabinete de Comunicação do Theatro Circo.
“Estas oficinas são uma forma de tentar cativar público jovem para a nossa sala de espectáculos no futuro”, apontou. “O que nós queremos, de facto, é que estas crianças e jovens, fiquem com memórias e ligações ao Theatro Circo e que, quando adolescentes e adultos, regressem a esta casa para os grandes espectáculos que leva a palco”, frisou Nuno Abreu.
O responsável refere que estas oficinas “vieram para ficar”, referindo que a oferta prima pelas actividades diferentes. Apontando para o crescendo a que estas oficinas foram assistindo e destaca o facto de estarem sempre “lotadas”.
Com esta oferta para os mais novos em época de Verão e também na altura da Páscoa, o Theatro Circo mostra-se como um espaço aberto e de visitação, além da aproximação que proporciona aos seus futuros espectadores.
Na oficina de ontem, os participantes foram convidados a imprimir com gelatina, ou seja, a gelatina utilizada na gastronomia transforma-se no suporte para impressões.
As crianças, com simples formas recortadas ou rasgadas em jornal, ficam surpreendidas com o efeito das impressões. Com esta técnica é possível explorar as cores primárias, sobrepondo impressões e descobrir um mundo colorido onde a transparência das cores tem primazia, permitindo a exploração e descoberta de novas cores em suporte de papel.
Usa-se, portanto, uma placa de gelatina para a monotipagem ao invés de uma placa de madeira ou de chapa - servindo de matriz para efectuar representações, explicou Ana Torrie, artista e gravadora, proprietária do Ateliê Guilhotina, no Porto, orientando ontem esta oficina, com o colega de trabalho Samuel Ornelas.
“Esta é uma técnica de impressão muito simples, em que não é necessário o recurso a uma prensa, mas apenas de uma gelatina, que no fim até se pode comer”.
Antes da aplicação da técnica, os jovens participantes desta oficina ‘Impressão com Gelatina’ foram desafiados a escolher elementos do salão nobre do Theatro Circo, como os puxadores das portas e fechaduras, reproduzindo-os primeiro em papel para depois monotipar através da placa de gelatina.
“Acho que esta actividade é muito interessante e fácil de replicar depois em casa”, indicaram as irmãs Beatriz e Sofia, de 11 e nove anos. “A verdade é que quem está aqui connosco nos faz sentir como se estivéssemos em casa e gostámos de ver vindo”, confessaram.
Outra colega, Sofia Duarte, de nove anos, refere que o Theatro Circo a faz “sonhar”. “Eu própria já vim cá com os meus colegas e actuámos neste palco”, contou, lembrando o nervosismo antes do espectáculo ‘The Greatest Showman’”.
“Gosto muito de estar aqui porque faz-me lembrar que estou a viver, por momentos, num castelo”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.