UEFA entrega 22 mil euros ao projecto bracarense 'Fintas para todos'
2024-06-25 às 06h00
Multidão juntou-se, ao início da manhã de ontem, no Largo de São João do Souto para assistir à primeira actuação dos carros que integram o Cortejo Sanjoanino, um dos eventos mais emblemáticos e distintivos do São João de Braga.
A noite foi longa, mas o dia de São João começou bem cedo para as centenas de pessoas que foram ao centro da cidade assistir às primeiras apresentações do Cortejo Sanjoanino, um dos ex-líbris mais emblemáticos das festas da cidade.
No Largo São João do Souto, o Carro das Ervas, o Carro do Rei David e o Carro dos Pastores ganharam forma e realizaram a primeira apresentação a que assistiu uma pequena multidão. O cenário repetiu-se pouco depois, junto ao posto de Turismo.
‘Vieira’ e ‘Grosso’ foram os bois que, vindos de Fermentões, Guimarães, puxaram o Carro das Ervas, a partir de onde Sandra e Jorge iam lançando erva doce ,alecrim e loureiro, abrindo passagem ao restante cortejo.
Bracarenses de gema, ambos confessam que “é um orgulho”? fazer parte deste momento, algo que acontece há oito anos. “É um dia cansativo, sobretudo quando está calor como hoje (ontem), mas é também muito divertido e gratificante pelo significado deste cortejo”, referiu o casal.
Seguiu-se o Carro do Rei David, onde a figura do rei David, interpretada por José Alberto Nogueira, se destaca entre os 13 elementos que executam a famosa dança pagã.
Há muitas gerações que é a mesma família a garantir o Carro do Rei David. José Alberto começou com 17 anos e hoje tem 57, pelo que são 40 anos a participar neste carro. Também lá tem um irmão e um filho, este de 29 anos que participa desde o 17.
Figura de destaque no Cortejo Sanjoanino é também o pequeno São João, que segue no Carro dos Pastores. Este ano voltou a ser o pequeno Manuel, agora com quatro anos de idade, a desempenhar o papel, recebendo muitos elogios da assistência.
No carro dos Pastores seguem ainda sete pastores, sete pastoras, três anjos da nuvem, dois anjos que acompanham o São João, Isabel e Zacarias.
“Este ano foi mais fácil preparar a participação no cortejo, pois todos os participantes no Carro dos Pastores são repetentes. Ou seja, todos os meninos já participaram no ano passado e trocámos apenas alguns papéis. Isso facilitou os ensaios ”, contou Betinha Sousa, que há vários anos ensaia as crianças que participam no Carro dos Pastores.
A grande preocupação de ontem era o calor intenso. “É uma preocupação, mas temos muita água e bebidas frescas e protector solar”, revelou.
A assistir ao arranque do Cortejo esteve o presidente da Associação de Festas de São João, Firmino Marques que recordou que recentemente foi renovado o Carro dos pastores, garantindo mais conforto e segurança.
24 Abril 2025
Projecto Just Streets propõe intervenção no espaço público junto à Escola EB 2,3 André Soares
24 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário