Investigação de excelência no Politécnico de Viana do Castelo
2025-03-17 às 06h00
Multidão encheu as artérias principais da Póvoa de Lanhoso para ver passar cortejo etnográficodas Festas de S. José.
Trabalhos do campo, gastronomia, costumes e motivos religiosos inspiraram carros alegóricos que desfilaram ontem pelas ruas da Póvoa de Lanhoso, no Cortejo Etnográfico de S. José ‘Raízes e Tradições’.
Uma multidão aproveitou o sol para encher as artérias principais da vila a ver o cortejo passar.
No jardim da Praça Engenheiro Armando Rodrigues, onde se alinhavam tendas a vender doces de romaria, e em lugares como as rotundas da estátua da Maria da Fonte e do Foral, houve quem se posicionasse com a devida antecedência, de banquinho, a ocupar bons lugares.
Em alguns carros havia gente a cozinhar, outros a comer e a beber ofereciam, à passagem, copos de vinho e fêveras.
Tendo à frente apenas a viatura da GNR, o cortejo abriu com o carro alegórico da Junta de Freguesia de Vilela, a interpretar a tradição dos casamentos de entrudo, com homens de megafone a recitar ladainhas.
Seguia-se, em representação da Junta de Freguesia de Covelas o ‘Mercado da Terra’, carro cheio de cestos de hortaliças, frutos e mesmo animais vivos, ladeado de mulheres a regatear preços e qualidade dos produtos.
Mais atrás, o carro de São João de Rei interpretava a confecção do pão. Havia quem perguntasse pelo chouriço.
Geraz do Minho, com um ar solene, representou o Compasso Pascal.
O carro da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso/ N.ªSr.ª do Amparo, interpretava o Arraial Minhoto. Com um grupo trajado em tons festivos, jovens a tocar concertinas, homens e mulheres a cantar:
“A minha saia velhinha/ Toda rotinha de andar a bailar/ Agora tenho uma nova/ Feita na moda para estrear…”
A Junta de Freguesia de Serzedelo representou a confecção do bolo de sardinha, Ferreiros a apanha da batata.
Sempre em marcha lenta, Monsul interpretou a sementeira Milho, Verim, Friande e Ajude um desfile de rancho em casamento, Santo Emilião o coro das virgens, Taíde uma tasca com bifes e melões, Sobradelo da Goma a debulha do milho, e Galegos os trabalhos da vindima.
Terça-feira
Quatro e Meia actuam no Parque do Pontido
As festas, que encerram dia 23 com uma sessão de fogo de artifício, prosseguem terça-feira com uma noite solidária, a favor da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga.
Estão previstas a partir das 21.30 horas, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, actuações de DaviMúsica e ZecAdegas.
Pelas 23 horas, no Anfiteatro do Pontido, os Quatro e Meia, seguindo-se uma sessão de fogo de artifício piromusical e pelas 00.30 horas Kardo, B2B e Luís Marinho.
Dia 19 de Março
Missa e procissão na quarta-feira
Dia 19 de Março, data que tem os pontos mais altos do programa religioso, com missa em honra de S. José às 11 horas e procissão às 15 horas, o programa começa pelas 8 horas com salva de morteiros, seguindo-se às 9 horas a Feira Franca de S. José no campo da feira e no Parque do Pontido o Concurso Pecuário e Feira de Cavalos.
Pelas 9.30 está prevista a entrada da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, junto aos Paços do Concelho, e hastear da bandeira.
Para o meio dia está em programa a inauguração do monumento do centenário da paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
De tarde, antes da procissão haverá entradas da Fanfarra dos Escuteiros e Guias de Fontarcada e da Banda Musical de Calvos.
Depois da procissão há concerto de bandas filarmónicas, com as bandas de Calvos e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário