Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Contra a pobreza: 71 olhares diversos
Guimarães: Maior proximidade e facilitação de processos com novo Portal do Associativismo

Contra a pobreza: 71 olhares diversos

Famalicão: Alunos da Escola Secundária de Joane e o artista Martinho Dias partilharam pintura de mural

Cávado

2010-11-10 às 06h00

Costa Guimarães

Na Galeria de Informação, em Amares, numa iniciativa do Núcleo de Braga da Rede Europeia Anti-Pobreza, podem apreciar 71 fotografias sobre a Pobreza e exclusão Social resultantes de um concurso.

Rui Ferreira foi o vencedor do concurso de Artes “Diversidartes” que assinalou o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social - 2010.
Foi uma iniciativa da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN), em parceria com o Município de Amares, alargada a seis formas de expressão artística em pareceria com seis Municípios do Cávado: Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
Do concurso resultou uma exposição, na Galeria de Informação, inaugurada pela vereadora da Câmara de Amares, Sara Leite, e pela responsável do Núcleo de Braga da Rede Europeia Anti-Pobreza, Isabel Amorim.

Das 71 fotografias submetidas à temática da Pobreza e exclusão Social, foi seleccionada uma vencedora e duas menções honrosas, que receberam lembranças oferecidas pelo Município de Amares. O vencedor Rui Ferreira recebeu, ainda, um prémio no valor de 200 euros a atribuir no dia 4 de Dezembro, no museu D. Diogo de Sousa, em Braga, numa cerimónia envolvendo os seis municípios aderentes.

Paulo Costa (menção honrosa) e Bruna Vieira (menção honrosa) foram os outros premiados neste concurso.
Esta iniciativa teve o objectivo de, através da arte, “sensibilizar a sociedade civil para a importância das responsabilidades individual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclusão social”.

Pretendia-se, ainda, encorajar a participação de todos na “promoção de uma sociedade mais justa, responsável e solidária, na igualdade de oportunidades e na redução dos preconceitos e estigmas da pobreza e da exclusão social”.

As áreas artísticas a concurso foram a Fotografia, Escultura, Pintura, Teatro, Música e Dan-ça. O concurso envolveu a parti-cipação de instituições de solidariedade social, associações, escolas públicas e privadas, bem como a população em geral com residência nos concelhos da região do Cávado.

Troca de lâmpadas economizadoras

A EDP serviço Universal efectua hoje, em Amares, uma troca de lâmpadas economizadoras (troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas - LFC).
Esta acção terá como suporte duas carrinhas EDP devidamente identificadas no Largo do Município e na Praça do Comércio, em Ferreiros, entre as 12 e as 19 horas.

Trata-se de uma acção do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo, que é financiada e regulada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. São oferecidas 4 lâmpadas economizadoras a cada pessoa, em troca de 4 lâmpadas incandescentes e do preenchimento de um pequeno questionário, comprovativo da entrega.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.