Correio do Minho

Braga, sábado

- +
‘Contornos da Palavra’ celebram a Liberdade
Carvalhal: “se pensava ter mais pontos nesta altura? pensava...”

‘Contornos da Palavra’ celebram a Liberdade

Detectados 270 alunos com necessidades de terapia da fala nos últimos três anos

‘Contornos da Palavra’ celebram a Liberdade

Alto Minho

2021-04-18 às 10h14

Redacção Redacção

Município de Viana do Castelo, através da Biblioteca Municipal, iniciou mais uma edição de ‘Contornos da Palavra’. Reflexões até 23 de Abril.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo está a promover a iniciativa ‘Contornos da Palavra’. A 12ª edição, que iniciou ontem, tem como tema ‘Liberdade’ e decorre em formato presencial e digital.
O programa arrancou com o Encontro de Bibliotecas Escolares e um conjunto de reflexões sobre ‘Leituras para a Liberdade’. O painel ‘Bibliotecas: Leituras para a Liberdade’ contou com o cientista Alexandre Quintanilha, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.

Esta segunda-feira, Francisco Moita Flores, escritor, e João Figueira, jornalista e professor Universidade de Coimbra, refletem sobre a frase ‘Todos os seres humanos têm direito à liberdade de opinião e expressão’, prevista na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Terça-feira, dia 20, Carlos Fiolhais, cientista, e Ana Teresa Oliveira, da Escola Superior de Educação do IPVC, a partir das ciências exactas, reflectem sobre a frase ‘Os vírus são estúpidos; os vírus são cegos; os vírus não existem para contar histórias aos seres humanos’, de Bernard-Henri Lévy.

A 22 de abril, Pedro Eiras, escritor, e Pedro Seromenho, escritor e ilustrador, reflectem sobre ‘Ninguém é livre, até os pássaros estão presos ao céu’, de Bob Dylan.
A 23 de Abril, os escritores Richard Zimler e Ana Margarida de Carvalho vão reflectir sobre a frase ‘A literatura é um processo de libertação e, por conseguinte, aspira à liberdade’, de Fernando Namora.
Para a comunidade escolar, do pré-escolar ao ensino secundário, das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo, estão programadas sessões com escritores, ilustradores, animadores da leitura e grupos de teatro, que, de forma presencial ou digital, levam à escola uma outra oferta que enriquecerá os currículos dos diversos níveis de ensino.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho