Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Construção de novos navios é sinal de vitalidade dos Estaleiros Navais
Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Construção de novos navios é sinal de vitalidade dos Estaleiros Navais

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Construção de novos navios é sinal de vitalidade dos Estaleiros Navais

Alto Minho

2018-11-14 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Estaleiros Navais da ‘WestSea’ vão produzir dois navios de cruzeiros oceânicos para a empresa ‘Mystic Invest’. Investimento ronda os 118 milhões de euros.

Citação

As empresas ‘Mystic Invest’ e ‘Martifer’ assinaram ontem os contratos de construção de dois navios oceânicos. A cerimónia, que contou com a presença do ministro Adjunto e da Economia, decorreu nos Estaleiros Navais da West Sea, em Viana do Castelo.
Um evento que, no entender de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de de Viana do Castelo, significa o reconhecimento da referência dos estaleiros vianenses na construção naval. “Com esta assinatura criam-se condições para que haja um percurso de mais embarcações da náutica de recreio para outros países, com a mão-de-obra portuguesa, com a engenharia portuguesa, o que é um factor de dinamização da economia regional”, disse José Maria Costa. O autarca lembrou ainda que “os estaleiros navais têm uma grande influência em Viana do Castelo, porque envolve muitos serviços e muita mão-de-obra. Isso é motivo de grande orgulho para todos nós”.
O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que a assinatura do contrato valoriza “a capacidade de manter uma capacidade de construção naval no nosso país depois de momentos difíceis, capaz de competir com outros estaleiros”.

O governante destacou, ainda, a mobilização de “recursos de várias partes do mundo para fazer face a investimentos” que podem ser feitos em Portugal.
Uma captação de investimento resultante de “uma capacidade de empreender em duas vertentes importantes: na indústria turística e na internacionalização da indústria portuguesa”.
O presidente do conselho de Administração (CEO) da ‘Mystic Invest’, Mário Ferreira, considerou que a maior parte do investimento na construção dos dois navios é proveniente de capital estrangeiro (essencialmente de bancos chineses). Os dois novos navios totalizam um investimento de 118 milhões de euros.
“Felizmente temos o ‘know how' e com a construção destes navios, novos clientes hão-de vir”, disse Mário Ferreira.

O CEO da Mystic Invest explicou que os dois navios vão operar “num nicho de mercado”, que são as expedições no Ártico, e tem capacidade para 200 passageiros cada um. O presidente do conselho de administração da Martifer, Carlos Martins, considerou que o contrato assinado com a ‘Mystic Invest’ “é a garantia de que vamos ter o que fazer nos próximos dois anos e meio. O estaleiro vive bons dias, mas a partir de hoje vive dias melhores. O navio que estamos a entregar agora (o ‘World Explorer’) é a garantia de que este estaleiro caminha no sítio certo e angariou currículo para poder ofertar este tipo de navios. Estes dois navios de que acabamos de assinar o contrato, é a garantia de futuro para o estaleiro e de que nos próximos tempos vamos anunciar novos contratos.”
Os dois novos navios (‘World Voyager’ e ‘World Navigator), incluem um leque de 15 embarcações construídas pelos estaleiros vianenses para a ‘Mystic Invest’ desde 2010, totalizando (nos primeiros 13 navios) 120 milhões de euros de encomendas. “Com estes dois navios, este valor vai duplicar”, garantiu o CEO da Martifer, Carlos Martins.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho