Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Conselho Municipal de Educação debate Projecto Educativo Local
Município de Celorico de Basto planta camélias pela vila

Conselho Municipal de Educação debate Projecto Educativo Local

Guimarães apresenta exemplo de sucesso na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Braga

2019-01-11 às 08h00

Redacção

Desenvolvido pelo Instituto de Educação da UMinho, em articulação com a Divisão da Educação do Município, documento recebeu parecer favorável que conduzirá à sua aprovação.

O Conselho Municipal de Educação de Braga analisou esta semana a documentação referente ao Projecto Educativo Local, desenvolvido pelo Instituto de Educação da UMinho em articulação com a Divisão da Educação do Município de Braga.
O documento em causa pretende ser instrumento de trabalho de apoio à gestão e decisão, com apresentação de informação referente às várias iniciativas que visam complementar a actividade diária desenvolvida nas escolas e respectivos planos anuais de actividades, tendo por base o necessário enquadramento nas orientações legislativas nacionais, na Carta das Cidades Educadoras, nos eixos estratégicos definidos na Carta Educativa Municipal e numa política de articulação com vários parceiros, em vários domínios de actuação.
Como explicou Lídia Dias, vereadora da Educação do Município de Braga, trata-se “de um dos maiores desafios” a que o Município se propõe. “Abraçar um concelho nas suas semelhanças, no que é diferente, é criar uma linguagem comum que faça sentido a todos os intervenientes”, referiu.
O objectivo é bastante claro e consiste em conferir sentido estratégico às dinâmicas educativas desenvolvidas no território, através da promoção atempada dos projectos educativos, contribuindo, em conjunto com os estabelecimentos de ensino, para a concretização dos seus projectos e para a superação dos respectivos objectivos.
Leonor Torres, docente do Instituto de Educação da UMinho e coordenadora científica do Projecto Educativo Local, sustentou que “as dinâmicas educativas locais, se enquadradas numa lógica de rede colaborativa, podem contribuir para a democratização da educação e foi a partir deste pressuposto, aparentemente elementar, que desenvolvemos um conjunto de referenciais que suportaram o desenvolvimento deste projecto”.
De salientar que o Projecto Educativo Local se fará acompanhar de um documento informativo, que se encontra organizado por áreas temáticas de modo a facilitar a leitura e a escolha dos projectos que cada estabelecimento de ensino pretende acolher na sua planificação anual.
Desta forma, este é um meio de facilitação do processo de obtenção de informação, de divulgação de iniciativas, agilizando agendamentos e disponibilizando contactos das entidades organizadoras, ao mesmo tempo que será reduzida a quantidade de abordagens aos estabelecimentos de ensino, com vista à adesão/participação dos mesmos nas diversas actividades propostas e executadas durante todo o ano.
Após análise e debate sobre os diversos documentos disponibilizados, e atendendo à respectiva estrutura, metodologia e conteúdos, o Conselho Municipal de Educação de Braga deliberou, por unanimidade, emitir um parecer favorável à aprovação da proposta apresentada.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.