Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Conquistadores tornam-se primeira equipa a tirar pontos ao líder Benfica
Pastelaria Bolo Fresco produz diferentes variedades de Bolo-rei

Conquistadores tornam-se primeira equipa a tirar pontos ao líder Benfica

Nuno Andrade Blues Drive no palco do Alma do Raio

Conquistadores tornam-se primeira equipa a tirar pontos ao líder Benfica

Desporto

2022-10-02 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

O treinador tinha dito que os vitorianos queriam ser os primeiros a tirar pontos ao líder e os jogadores cumpriram. Os vimaranenses empataram com o Benfica, num jogo onde há dúvidas sobre dois lances de grande penalidade para os vitorianos.

Citação

Moreno prometeu e o Vitória SC cumpriu. Os Conquistadores empataram a zeros com o líder do campeonato Benfica e tornaram-se na primeira equipa a pôr um travão no 1.º classificado da I Liga, em jogo da 8.ª jornada.
Os vitorianos entraram bem na partida, pressionando a saída de bola dos encarnados e impondo grandes dificuldades ao jogo das águias. Contudo, as oportunidades de golo eram escassas.
Foi preciso esperar 20 minutos para vermos um primeiro remate enquadrado com uma das balizas. Bamba ganhou espaço no corredor e tirou um bom cruzamento, com Jota Silva a cabecear ao primeiro poste para as mãos de Odysseas.
Com o avançar do relógio, os vitorianos começaram a perder o seu fogo inicial e o Benfica começou a descobrir mais espaços para jogar. Aos 41 minutos, Bruno Varela teve uma péssima abordagem à bola e Rafa Silva teve tudo para fazer o primeiro contenda, mas o guardião corrigiu o seu erro e evitou males maiores para os vimaranenses.

O segundo tempo trouxe ao Estádio D. Afonso Henriques uma autêntica batalha campal entre Conquistadores e águias. As duas equipas jogavam com mais coração do que com cabeça e os lances de perigo pareciam ter abandonado o relvado antes do apito final.
Aos 62 minutos, André André conseguiu ganhar espaço, furou para dentro da grande área encarnada e acabou por ser derrubado por Florentino. O lance causou muitos protestos dos adeptos vimaranenses, mas o árbitro portuense Rui Costa nada assinalou.
Praticamente dez minutos depois, as bancadas do Estádio D. Afonso Henriques voltaram a irromper em protestos. Safira, em velocidade, furou a linha defensiva dos benfiquistas e acabou por ser travado por Oydesseas. Desta vez, Rui Costa não teve dúvidas e apontou para a marca dos 11 metros. Contudo, o videoárbitro interviu e revogou a decisão do juiz da partida e ‘premiou’ o avançado dos vitorianos com uma cartolina amarela.

Até ao final do encontro, as duas equipas continuaram a procurar a baliza contrária, mas a falta de critério ofensiva, aliada às constantes faltas que foram assinaladas, não permitiram que nenhum dos conjuntos quebrasse o nulo no marcador.
Com este resultado, os comandados de Moreno Teixeira seguem na 9.ª posição da I Liga, tendo agora 11 pontos, menos um que o Estoril e mais dois que Chaves e Gil Vicente.
Por sua vez, o SL Benfica continua na liderança do campeonato, tendo quatro pontos de avanço do FC Porto e SC Braga.

“Retiramos o jogo interior ao Benfica e fizemos uma exibição competente”

João Aroso, treinador-adjunto do Vitória SC, notou que a equipa fez um jogo muito competente e que os vitorianos tiveram pela frente um grande adversário que atravessa um excelente momento de forma.
“Acho que fizemos um jogo muito competente. Preparamos bem o nosso plano para este jogo. Enfrentamos uma equipa de grande qualidade que atravessa um excelente momento de forma e que tem muitos jogadores de qualidade. Nós também temos e fizemos um jogo de grande qualidade”, notou João Aroso.
O técnico admitiu que o plano de jogo dos vitorianos passava por anular o jogo interior do adversário, algo que foi cumprido à risca pelos jogadores.

“Retiramos o jogo interior ao Benfica, algo muito importante para o adversário. O Rafa, um dos melhores jogadores do Benfica nesse jogo interior, foi anulado pelos nossos atletas”, reconheceu João Aroso.
O treinador adjunto vitoriano disse ainda que o Vitória teve mais oportunidades de golo que o Benfica, apesar das dificuldades que os vimaranenses tiveram na segunda parte.
“Criamos mais oportunidades de perigo que o Benfica e isso não é fácil. Tivemos algumas dificuldades no segundo tempo, mas conseguimos reequilibrar a equipa”, disse o técnico.
João Aroso abordou também as palavras do treinador encarnado, Roger Schmidt, dizendo que o técnico foi “honesto” quando disse que as águias ganharam um ponto em Guimarães.

“Quando o treinador adversário diz que ganhou aqui um ponto, está a ser honesto. Muito honesto. Isso espelha a dificuldade que o jogo teve para o Benfica”, garantiu João Aroso.
O treinador adjunto do Vitória deixou ainda críticas à utilização do VAR, confessando sentir que o lance sobre André André é uma grande penalidade que ficou por marcar a favor dos vitorianos.
“Não sou de falar de arbitragens, mas, na minha opinião, se o VAR intervém no lance do Safira, também tem de intervir no lance do André André. Na minha opinião, era grande penalidade”, confessou o técnico.
João Aroso terminou notando que o Vitória SC fez um bom jogo frente ao líder do campeonato, SL Benfica, mas que isso terá pouco ou nenhum valor se os Conquistadores não conseguirem transferir esta exibição e esta concentração para os restantes jogos da temporada.
“Este ponto é muito importante, mas de nada serve se não transportar-mos esta exibição para os próximos jogos e já o jogo com o Paços de Ferreira”, garantiu João Aroso.

“Foi um jogo perfeito contra uma das melhores equipas em Portugal”

Tiago Silva, médio dos vitorianos, não escondeu a sua satisfação com a exibição do Vitória e enalteceu que o plano da equipa vimaranense foi cumprido na perfeição.
O médio do Vitória classificou a exibição dos Conquistadores como perfeita e que a equipa fez aquilo a que se propôs.
“Diria que foi um jogo perfeito. Fizemos aquilo a que nos propusemos. Acho que saímos daqui com um sentimento de injustiça, pois acredito que podíamos ter levado um resultado diferente. Jogamos contra uma das, se não a melhor equipa em Portugal e provamos que, com esta entrega e que com este público fantástico, podemos fazer coisas muito bonitas”, começou por dizer o médio Tiago Silva.

O camisola dez do Vitória explicou que o Benfica procura muito os espaço interiores e que tem jogadores de grande qualidade. Por esse motivo, era importante anular essa vertente do jogo dos encarnados.
“O Benfica mete muita gente por dentro e o nosso plano passava exactamente por isso. Queríamos fechar o espaço interior. Eles têm o Rafa, o Neres e o João Mário, três jogadores de grande qualidade que gostam e procuram explorar os espaços interiores. Acho que o fizemos muito bem. Nas transições ofensivas, faltou-nos fazer o golo”, admitiu o centro-campista dos vitorianos.

Um problema do Vitória tem sido a falta de consistência de jogo para jogo. Isto é algo que Tiago Silva reconhece que tem vindo a acontecer ao longo da temporada. Porém, o médio dos Conquistadores deixou a zona de entrevistas rápidas com uma certeza: o Vitória SC vai dar continuidade a este momento e ao bom trabalho apresentado frente às águias.
“É justo dizer que este Vitória, com estas exibições, tem de aparecer mais vezes. Já fizemos jogos em que não estivemos à nossa imagem. Este foi um dos jogos em que melhor estivemos em campo e acho que vamos conseguir dar continuidade ao trabalho que apresentamos hoje”, garantiu o médio dos vitorianos, Tiago Silva.
Por sua vez, Ibrahima Bamba, eleito o melhor em campo no duelo com as águias, agradeceu aos adeptos vimaranenses pelo apoio dado e que este reconhecimento é fruto de muito trabalho.
“Este prémio é fruto de muito trabalho e agradeço aos adeptos por todo o apoio que nos deram durante os 90 minutos. A mudança de posição é algo que se trabalha todos os dias e os resultados estão à vista”, disse Ibrahima Bamba, jogador do Vitória e melhor em campo frente ao Benfica.

Deixa o teu comentário

Últimas Desporto

03 Dezembro 2022

"Valorizamos esta prova"

03 Dezembro 2022

Tudo bons rapazes

Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho