Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘Conhece o Eixo’ é guia visual para conhecer o Noroeste Peninsular
Festas em honra de Santa Eulália fortalece laços da população de Crespos

‘Conhece o Eixo’ é guia visual para conhecer o Noroeste Peninsular

Mortalidade acelera nas estradas do Minho com 32 vítimas

‘Conhece o Eixo’ é guia visual para conhecer o Noroeste Peninsular

Economia

2019-05-15 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Banda Desenhada dá a conhecer território da eurorregião Norte de Portugal-Galiza. ‘Conhecer o Eixo’, ilustrado por Norberto Fernández, é distribuído sexta-feira pelo Correio do Minho.

Depois do sucesso da edição de ‘O Cajado de Daghdha’, a Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular decidiu continuar a aposta na banda de- senhada como forma de promover este território, desta vez com a publicação de ‘Conhece o Eixo’ (Coñece o Eixo), álbum bilingue que o jornal Correio do Minho distribui gratuitamente na edição desta sexta-feira.
Xaon Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, justifica que se decidiu “continuar nesta linha” de divulgação do Noroeste Peninsular, já que “a primeira experiência correu bem”.
Com edição em Galego e Português, a publicação é assinada pelo desenhador galego Noberto Fernández (ver caixa), que propõe “uma viagem pela riqueza patrimonial das 34 cidades e entidades que integram o Eixo Atlântico na euroregião Norte de Portugal-Galiza”.

Cada uma das cidades é ilustrada em duas páginas onde se destacam espaços e monumentos, assim como dados sobre a sua população, extensão, data de fundação e gentilíco dos seus habitantes.
Esta publicação foi concebida inicialmente como uma unidade didáctica para os intercâmbios escolares entre as cidades do Eixo Atlântico que decorrem durante este ano, mas, como reconhece Xoan Mao, “o sucesso disse-nos que podia ser uma ferramenta ao serviço do turismo de proximidade e um elemento de promoção do Eixo Atlântico”.

“Dada a qualidade, frescura e interesse desta banda desenhada, decidiu-se distribuí-la como veículo de divulgação do património das cidades numa linguagem moderna e urbana, acessível a crianças, jovens e adultos, com a intenção de aprofundar a interiorização do território da euroregião, tanto no que se refere a questões tangíveis, como intangíveis”, destacam os responsáveis do Eixo Atlântico, apostados agora no desenvolvimento do conceito inovador do Turismo de Fronteira, sob o lema ‘Dois países, um destino’.

No território da eurorregião Norte de Portugal-Galiza habitam mais de 6, 5 milhões de pessoas, que atravessam o território como um único espaço contínuo, onde são muitas as semelhanças culturais e idiomáticas.
No texto de apresentação de ‘Conhece o Eixo’, a vice-presidente da associação que agrega cidades do Norte de Portugal e da Galiza, Luísa Salgueiro, reconhece que “para chegar aos estudantes, poucas linguagens são tão eficazes como o comic”.
A autarca apresenta o livro de banda desenhada de Norberto Fernández como “um excelente guia turístico visual, que entusiasme os leitores a conhecer a euro-região e a visitar as maravilhas que cada uma das nossas cidades possui”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.